Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira: Abordagem Comunicativa e Teoria da Relevância

Lílian Maria dos Santos CARNEIRO

Resumo


A Teoria da Relevância (TR), comumente aplicada aos estudos da tradução, destaca-se por primar pela elucidação de aspectos relativos à comunicação humana. A partir do estudo dos princípios dessa teoria, observa-se que ela possui um caráter abrangente, podendo ser relacionada a vários fenômenos comunicativos. Nesse sentido, o presente artigo busca aproximar e relacionar alguns aspectos da TR, sob a ótica de Gutt (2000) e Wilson & Sperber (2004), a alguns pressupostos da abordagem comunicativa (AC), para o ensino/aprendizagem de língua estrangeira - LE, sistematizados por Larsen-Freeman (1986), a fim de verificar em quais aspectos as referidas teorias se relacionam, no que concerne ao ensino/aprendizagem de LE. Assim, partimos da exposição de alguns aspectos relativos à TR (2000, 2004) e à AC, e correlacionamos tais princípios. A partir da aproximação desses dois aportes teóricos, é possível extrair algumas conclusões, sendo uma delas a percepção de que alguns aspectos da TR possuem estreita relação com alguns pressupostos da AC e de que é possível relacionar aquela teoria a fenômenos comunicativos relacionados ao ensino/aprendizagem de LE, contribuindo, assim, com a elucidação do tema.

Palavras-chave


Teoria da Relevância; abordagem comunicativa; ensino/ aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.2.2.1.97-111

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