O ensino da língua portuguesa no ensino médio por meio de sequências didáticas

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Carla Catarina Silva, Marta Aline Buckta

Resumo


Este artigo relata nossa experiência como bolsistas do subprojeto Letras/Português – PIBID/UENP, no planejamento e elaboração de uma sequência didática para ensino do gênero textual redação do ENEM, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. O arcabouço teórico-metodológico se pautou sobre os preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstraram que a proposta de ensinar um gênero por meio de uma sequência didática proporciona que o gênero seja tomado como um instrumento semiótico organizador do trabalho de ensino da Língua Portuguesa e, ao mesmo tempo, instrumento a ser apropriado pelo aluno.

Palavras-chave


Sequência Didática; Gêneros textuais; Redação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.5.5.1.140-151

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.