Leitura de tirinhas e estratégias metacognitivas: uma análise nas atividades em livros didáticos de inglês

Sílvia Mônica Moura Lima, Beatriz Gama Rodrigues

Resumo


O presente trabalho objetiva refletir como as atividades de leitura de tiras cômicas presentes no livro didático de inglês atuam no desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos através do uso de estratégias metacognitivas, isto é, ampliando a tomada de consciência de seu processamento leitor.  No momento em que lemos um texto, fazemos uso tanto de estratégias cognitivas (inconscientes) quanto metacognitivas, estas últimas, principalmente, quando nos deparamos com dificuldades e resolvemos buscar meios que possam melhorar o nosso desempenho na leitura. Para a construção do texto foi utilizado como aporte teórico: Goodman(1976), Carrell (1983), Bonnie; Echols; Brown (1983), Smith (2004), Kleiman (2008a; 2008b), Ramos (2013), dentre outros. O corpus deste trabalho é formado por três tiras cômicas e suas respectivas atividades de leitura extraídas da coleção didática de inglês para o ensino médio de escolas públicas: Take over (SANTOS, 2010). Como conclusões desse estudo, refletimos que as atividades analisadas apresentaram direcionamentos que possibilitam o uso de estratégias como o objetivo da leitura, a ativação do conhecimento prévio e predições. Ademais, evidenciamos que a coleção Take over não se focalizou no reforço linguístico e estrutural de conteúdos; na verdade, privilegiou o papel social e interativo da leitura.

Palavras-chave


Metacognição; leitura; inglês.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.4.4.2.129-146

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.