Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e os discursos midiáticos

Júlia Pereira Batista, Lívia Oliveira

Resumo


Esse trabalho pretende analisar os discursos sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, a partir de propagandas atuais de três grandes centros de idiomas do Brasil, no período de 2009 a 2012. Através dessa análise, temos como objetivo investigar as vozes evocadas pelos sujeitos enunciadores das propagandas no intuito de justificar a necessidade da aprendizagem de inglês. Com a análise das propagandas selecionadas, percebemos, entre outras questões, que os discursos midiáticos vinculados ao ensino de língua inglesa produzem diversos efeitos de sentido. Um deles diz respeito à exposição dos aprendizes ao discurso da rapidez e da fluência na aprendizagem de língua inglesa, de forma que as escolas de idiomas ignoram o longo processo de aprendizagem e as possíveis dificuldades dos alunos. Além disso, percebemos que o forte apelo da língua enquanto mercadoria contribui para a legitimação da aprendizagem de língua inglesa nos cursos de idiomas em detrimento das escolas regulares, para as quais são proferidos enunciados vinculados ao fracasso e à insuficiência.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.3.3.2.274-291

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