Patrimônio cultural imaterial da Amazônia: Os bumbás e as toadas como formas de contestação simbólica

Alécio Vaneli Gaigher Marely, Romário Neves Coelho, Leonard Christy Souza Costa

Resumo


No presente artigo, discutimos a relação dos bois-bumbás com o Festival Folclórico de Parintins, município situado no interior do estado do Amazonas, como forma de patrimônio cultural imaterial e expressão de resistência simbólica da identidade amazônica. A discussão tem como objetivo identificar nas toadas intituladas “Chamada do Boi 2023-Pode Avisar”, esta representante do boi Caprichoso, e “Garantido Por Toda Vida”, representando o boi Garantido, aspectos discursivos de resistência e relações de poder ao reportar-se à natureza, saberes indígenas e revolução artística. Como metodologia, aplicamos o método dedutivo e a abordagem qualitativa de cunho descritivo e interpretativo, o que viabilizou delinear e interpretar os dados presentes no corpus, buscando identificar os sentidos sinalizados no contexto teórico em Braga (2014), Foucault (1995; 2001; 2008; 2017), Bennet (1998) e outros. A partir das análises realizadas, podemos considerar que as toadas revelam o significado multidimensional do Boi-Bumbá como folclore e forma de resistência cultural que carrega profundo significado político e simbólico para a região Amazônica.


Palavras-chave


boi-bumbá; toadas; identidade amazônica; resistência cultural

Texto completo:

PDF

Referências


BENNETT, T. Culture and everyday life. London: Sage Publications, 1998.

BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO. Chamada do Boi 2023 / Pode Avisar. Compositores: AGUIAR, Adriano; NAKANOME, Erick. Manaus: Boi Bumbá Caprichoso, 2023. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 02 jul. 2023.

BOI-BUMBÁ GARANTIDO. Garantido por Toda Vida. Compositores: DIAS, Eneas; KENNEDY, João; MOURA, Marcos. Manaus: Boi Bumbá Garantido, 2023. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 02 jul. 2023.

BRAGA, Sergio Gil. O Espetáculo do Boi-Bumbá de Parintins. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Constituição (1943). Legislação Informatizada nº 14.402, de 08 de julho de 2022. Institui o Dia dos Povos Indígenas e revoga o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943.1. ed. Brasília: Diário Oficial da União, 08 jul. 2022. Disponível em: https://www2.camara.leg.br. Acesso em: 16 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.402, de 8 de julho de 2022. Institui o Dia dos Povos Indígenas e revoga o Decreto-Lei nº 554, de 25 de abril de 1969. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jul. 2022. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2022/lei-14402-8-julho-2022-792970-publicacaooriginal-165713-pl.html. Acesso em: 25 set. 2023.

CAVALCANTI, M. L. V. de C.: O Boi-Bumbá de Parintins, Amazonas: breve história e etnografia da festa. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, vol. VI (suplemento), 1019-1046, setembro 2000. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 16, jul. 2023

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish. 2ª ed. New York: Vintage Books, 1995.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 29ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2014.

FOUCAULT, Michel. Power. Essential Works of Foucault 1954–1984. New York: The New Press, 2001.

FOUCAULT, Michel. Security, Territory, Population. London: Palgrave Macmillan, 2017.

GARANTIDO e Caprichoso: Saiba a origem da disputa que encanta no Festival de Parintins. Tudo na Hora - TNH1. Disponível em: https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/garantido-e-caprichoso-saiba-a-origem-da-disputa-que-encanta-no-festival-de-parintins. Acesso em 03 de out. 2023

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Nova York: Basic Books, 1973

NUNES, P. Retóricas Conjugadas: Festivais culturais, cidades e modos de vida urbanos. CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, n. 29, p. 19-31, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br. Acesso em: 16 jul. 2023.

SANTOS, R. E. O Boi-Bumbá de Parintins: ritual, identidade e comunicação. Manaus: Editora Valer, 2013.

SILVA, Flávio Gonçalves et al. Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem: um olhar épico-dramático. Caderno CEDES, Campinas, v. 24, n. 63, p. 243-259, maio de 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702000000500012. Acesso em: 15 de julho de 2023.

SILVA, Mileny Brandão. Toadas dos bois-bumbás de Parintins: uma análise discursiva. 2020. 1 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Programa

de Pós-Graduação de Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 254. Cap. 1. Disponível em: http://ppgla.uea.edu.br. Acesso em: 04 jul. 2023.

SILVEIRA, A. O Boi-Bumbá de Parintins como arte e história pública: do folguedo de terreiro ao espetáculo de arena e além. Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, Belém, v. 5, n. 9, p. 134-146, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/12683. Acesso em: 16 jul. 2023.

BATALHA, Socorro de Souza. Festival Folclórico de Parintins: um estudo sobre a presença indígena na composição das toadas e a produção do cenário artístico apresentado no bumbódromo (1995-2010). Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, v. 10, n. 2, p. 85-102, 2010.

TENÓRIO, Basílio. A cultura do boi-bumbá em Parintins. Parintins: Gráfica e Editora João XXIII, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32729

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es

Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.