Da iconicidade em "Asa Branca"

Alef James Fonseca

Resumo


Este artigo apresenta uma análise semiótica da canção “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga em 1975 pela RCA Camden, com o propósito de investigar os procedimentos enunciativos do cantor pernambucano que produzem na canção um efeito particular de iconicidade apontado pelo professor e músico baiano Paulo Costa Lima. Esse efeito já foi descrito por Greimas e Courtés como ilusão referencial (2013), e por Jacques Fontanille como um processo de estabilização dos formantes figurativos da linguagem (2005). Em “Asa Branca”, os procedimentos de iconização parecem alcançar também um caráter sinestésico em razão do sincretismo de melodia e letra, conforme apontamentos de Jean-Marie Floch (1986). Para dar conta dessa análise, que demanda um exame integral do sincretismo cancional, adotamos o método hipotético-dedutivo da Semiótica Discursiva de Aljirdas Julien Greimas (2014), além de sua vertente tensiva conduzida por Claude Zilberberg (2006, 2011), e da Semiótica da Canção de Luiz Tatit (1997, 2012, 2014). Também recorremos às formulações de Fontanille e Zilberberg sobre o devir (2001), e aos estudos de Hans-Joachim Koellreutter sobre harmonia funcional (2018) para descrever o modo como a estrutura harmônica contribui para a construção de efeitos iconizantes e sinestésicos na canção.


Palavras-chave


canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz Gonzaga

Texto completo:

PDF

Referências


ALBIN, Cravo. Luiz Gonzaga. Dicionário Cravo Albin de Música Brasileira. [s.l], 2021. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/luiz-gonzaga. Acesso em: 21 mai. 2023.

CAPLIN, William E. Analyzing classical form: an approach for the classroom. New York, NY: Oxford University Press, 2013.

FERREIRA, Lírio. O homem que engarrafava nuvens. 107m04s. Youtube, 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OLLcf8UTnPo&ab_channel=CaioNunesdaCruz. Acesso em: 20 jun. 2023.

LUIZ GONZAGA. Asa Branca. Discoteca Pública, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: https://www.discotecapublica.com.br/forro/luiz-gonzaga-asa-branca-1975/. Acesso em: 02 mai. 2023.

FONSECA, Alef James. “Aos bohêmios como eu”: apontamentos para uma abordagem semiótica da dicção de Ramos Cotoco. 176f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2022.

FONTANILLE, Jacques. Significação e visualidade. Porto Alegre: Sulina, 2005.

FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Edusp, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Sémiotique II : dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris : Classiques Hachette, 1986.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II. Trad. Dilson Ferreira da Cruz. Nankin Editorial/Edusp, 2014.

KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas. São João Del Rei: Ed. USJ / Fundação Koellreutter, 2018.

KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to post-tonal music. 8. ed. New York, NY: McGraw-Hill Education, 2018.

OLIVEIRA, Ana Cláudia de; TEIXEIRA, Lúcia (org.). Linguagem e comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

RAMALHO, Elba Braga. Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão. 2. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2012.

SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. Vol. 1: 1901-1957. 7. ed. São Paulo: 34, 2015.

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. 2. ed. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Unesp, 2011.

TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. 2 ed. São Paulo: Escuta/Plethos, 1999.

TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo: Annablume/FAPESP, 1997.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2012.

TATIT, Luiz. Todos entoam. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: segundo seus gêneros. 7. ed. São Paulo: 34, 2013.

ZILBERBERG, Claude. Razão e poética do sentido. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Edusp, 2006.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. 




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32724

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es

Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.