“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta

Daniel Rossmann Jacobsen

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar e analisar elementos do discurso publicitário presentes no anúncio da parceria entre a cantora e empresária Anitta e a foodtech Fazenda Futuro, direcionado ao mercado e aos consumidores/seguidores. A análise é fundamentada nos conceitos de cenas da enunciação, ethos e cronotopo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana do discurso e de propostas subsequentes de Maingueneau. Utilizando a metodologia de análise de discurso, este estudo busca compreender como esses elementos discursivos são empregados e seu impacto na construção de significados e identidades. A análise de discurso permite examinar os discursos presentes no anúncio, considerando suas estratégias comunicativas, linguísticas e socioculturais. Assim, este artigo contribui para o campo dos estudos de comunicação e publicidade, ampliando nosso entendimento sobre as estratégias discursivas na publicidade contemporânea.


Palavras-chave


discurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciação

Texto completo:

PDF

Referências


ANITTA. Anitta. 2022. Instagram: @anitta. Disponível em: https://www.instagram.com/anitta/. Acesso em: 17 jun. 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018a.

BAKHTIN, Mikhail. Folhas esparsas para As formas do tempo e do cronotopo no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018b. p. 238-247.

BEZERRA, Paulo. Uma teoria antropológica da literatura. [Posfácio]. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018. p. 249-264.

CASAQUI, Vander. Publicidade, marcas e análise do ethos. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 103-122, jul. 2005. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/38. Acesso em: 16 jun. 2022.

DESIDÉRIO, Mariana. Anitta se torna sócia da Fazenda Futuro e vai ajudar a popularizar carne de plantas. Exame, 26 maio 2022. Disponível em: https://exame.com/negocios/anitta-se-torna-socia-da-fazenda-futuro-e-vai-ajudar-a-popularizar-carne-de-plantas/. Acesso em: 17 jun. 2022.

FAZENDA FUTURO. fazenda futuro ᐅᐅ. 2022a. Instagram: @fazendafuturo. Disponível em: https://www.instagram.com/fazendafuturo/. Acesso em: 17 jun. 2022.

FAZENDA FUTURO. Fazenda Futuro feat. Anitta. [Homepage]. 2022b. Disponível em: https://www.fazendafuturo.io/. Acesso em: 17 jun. 2022.

FONSECA, Mariana. Fazenda Futuro: como a startup que aposta em carne de planta para superar frigoríficos já vale R$ 715 milhões. InfoMoney, 21 jul. 2021a. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/do-zero-ao-topo/fazenda-futuro-como-a-startup-que-aposta-em-carne-de-planta-para-superar-frigorificos-ja-vale-r-715-milhoes/. Acesso em: 17 jun. 2022.

FONSECA, Mariana. Fazenda Futuro: “carne de planta” brasileira vale mais de R$ 2 bilhões. Agora, quer conquistar os Estados Unidos. InfoMoney, 4 nov. 2021b. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/do-zero-ao-topo/fazenda-futuro-carne-de-planta-brasileira-vale-mais-de-r-2-bilhoes-agora-quer-conquistar-os-estados-unidos/. Acesso em: 17 jun. 2022.

FREITAS, Samya Semião; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MARQUES, Fátima Carla Furtado Silva. Uma análise cronotópica de dois anúncios publicitários (1987 e 2013) da marca Valisère. Polifonia, Cuiabá, v. 27, n. 49, p. 89-112, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/issue/view/656/190. Acesso em: 16 jun. 2022.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. 15. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

NACONECY, Carlos. Ética & vegetarianismo. [S. l.]: Sociedade Vegetariana Brasileira, 2015.

SLYWITCH, Eric. Tudo que você precisa saber sobre nutrição vegetariana. 2. ed. [S. l.]: Sociedade Vegetariana Brasileira, 2018.

TAVARES, Monica. A trama técnico-estético-comunicacional como determinante dos modos de ver e sentir da contemporaneidade. [s.d.]. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/monicaTavares.pdf. Acesso em: 2 jun. 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32671

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Entrepalavras

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es

Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0.