Uma proposição metodológica para a análise de gêneros acadêmicos à luz de culturas disciplinares

Aline Pereira Sousa, Cibele Gadelha Bernardino

Resumo


Sob o viés da abordagem sociorretórica de gêneros, neste artigo, temos o intuito de apresentar um construto metodológico para a análise de gêneros acadêmicos à luz da compreensão de culturas disciplinares. Para tanto, revisitamos e dialogamos com algumas propostas analíticas já reconhecidas no campo teórico a fim de justificar como tais abordagens influenciaram a construção do nosso próprio desenho metodológico (Swales, 1990, 2004; Bhatia, 1993; Hyland, 2000; Askehave; Swales, 2001). Em seguida, evidenciamos a conceituação de cultura disciplinar (Pacheco; Bernardino, 2022) que está por trás do nosso percurso metodológico e que vem se tornando produtiva à análise de gêneros acadêmicos. Por fim, refletimos sobre as dificuldades de operacionalização e implicações desta metodologia para a viabilização de pesquisas empíricas na área. De modo geral, acreditamos que nossa proposição analítica possa vir a contribuir para uma descrição de gêneros acadêmicos cada vez mais pautada no olhar da própria cultura disciplinar que o produz.

Palavras-chave


metodologia para análise de gêneros; sociorretórica; culturas disciplinares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-22661

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