Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz

Paula Cobucci, Joaquim Dolz, Kleber Aparecido da Silva

Resumo


Esta entrevista tem por objetivo central apresentar reflexões desde as análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas, focalizando, entre outros, temas como a importância do trabalho em sala de aula com gêneros textuais/discursivos para a formação de cidadãos capazes de agir socialmente, demandando seus direitos, expondo seus pensamentos e desejos. O texto nos convida a uma “crítica de dentro para fora”, por meio da seguinte provocação e/ou indagação: “Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva gêneros textuais e (trans)formar cidadãos brasileiros por meio de uma educação linguística crítica?”. A partir de uma entrevista feita via plataforma Zoom e de trocas de e-mails com o pioneiro e estudioso da área da Didáticas das Línguas, Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, visam-se suscitar reflexões críticas sobre planejamentos e experiências docentes em sala de aula, (re)apresentar realidades do ensino de gêneros textuais/discursivos em Língua Portuguesa e desvendar possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público brasileiro.


Palavras-chave


Educação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-22645

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