Argumentação multimodal e inferências intersemióticas: um estudo semiolinguístico
Resumo
O discurso emerge da complexidade multissemiótica que caracteriza a linguagem e, por essa razão, engloba diferentes dimensões na investigação de discursos materializados em textos. Neste artigo, à luz dos pressupostos da Teoria Semiolinguística do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau (2008; 2016; 2018), procuramos demonstrar que a dimensão argumentativa de um discurso pode ser engendrada pelo emprego estratégico de diferentes modalidades, a que chamamos de argumentação multimodal. Para isso, por meio das noções de inferência centrípeta interna e inferência centrífuga externa, analisamos três textos midiáticos constituídos pela associação compulsória de palavra e imagem, a saber: charge, tira e peça publicitária, além de discutirmos a relação, aparentemente dissonante, entre manchete e fotografia que figuram em duas notícias, revelando a subjetividade avaliativa da instância de produção em um gênero de caráter predominantemente informativo. As análises sinalizaram que, por meio de um recorte específico do espaço social, os sujeitos envolvidos nas trocas comunicativas integram e correlacionam as múltiplas semioses nos processos de produção e compreensão, sob os quais atuam movimentos inferenciais internos e externos ao enunciado.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32543
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