A construção dialógica do gênero discursivo propaganda

Andre William Alves de Assis, Raquel Tiemi Masuda Mareco

Resumo


A importância da comunicação para o ser humano é inquestionável, porém obter sucesso comunicativo depende de diversos fatores, entre eles a escolha adequada de “tipos relativamente estáveis de enunciados”, chamados por Bakhtin (2003) de gêneros do discurso. Esses gêneros emanam de situações sociais imediatas e determinam a estrutura da enunciação em uma comunicação verbal concreta. Com base nos conceitos do Círculo de Bakhtin, elegemos como corpus uma propaganda da Caixa veiculada na Revista Veja. Diante desse corpus, temos por objetivo desenvolver uma análise descritiva que considere os elementos dialógicos do discurso em relação ao Tema, Estilo e Estrutura Composicional, características dos gêneros discursivos. Uma análise detalhada dessas caraterísticas dos gêneros nos possibilitou observar os elementos dialógicos presentes em nosso objeto de análise.  No decorrer de nosso percurso analítico, observamos que a relação dialógica entre a propaganda Caixa 150 anos, e os outros textos presentes na mesma revista, compõem os elos de encadeamentos com esses outros enunciados, evidenciando as características essenciais na construção da propaganda.


Palavras-chave


Gêneros do discurso; Dialogismo; Propaganda.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.3.3.2.168-182

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