Compreender o não visível: um convite à leitura de imagens e imaginários em tiras

Eveline Coelho Cardoso, Anabel Medeiros Azerêdo Paula

Resumo


A tira inscreve-se no domínio discursivo midiático como um gênero proveniente do hipergênero quadrinho (RAMOS, 2009a, 2009b). Trata-se de uma produção verbo-visual flexível, não raramente apenas não-verbal, que pode ser um trunfo em sala de aula, por mobilizar ativamente recursos imagéticos e conhecimentos de mundo. Segundo Charaudeau (2013b), o texto visual parece decifrar-se naturalmente e não exigir aprendizagem sistemática, porém, requer saberes específicos de conhecimento e de crença para a construção de seu sentido. Considerando que tais saberes estruturam os imaginários sociodiscursivos subjacentes a toda representação do mundo mediada pela linguagem (CHARAUDEAU, 2007, 2013a), o presente trabalho investiga sua incidência no processo de interpretação/compreensão de quatro peças “mudas” (POSTEMA, 2018), de autoria dos cartunistas brasileiros Laerte Coutinho e Alexandre Beck. A partir da descrição e análise do corpus, evidencia-se a importância do processo inferencial interdiscursivo, que revela os imaginários sociodiscursivos constituintes do texto, relacionados ao propósito intencional de captação do leitor para determinação do ponto de vista. Espera-se, assim, fornecer subsídios para amparar estratégias de formação de leitores mais competentes, capazes de articular semanticamente o visível e o não visível dos textos.


Palavras-chave


Tiras. Imaginário sociodiscursivo. Semiolinguística.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BOLSONARO diz não defender trabalho infantil, mas ressalva que trabalhar enobrece todo mundo. G1. Política. Brasília, 5 jul. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/07/05/bolsonaro-diz-nao-defender-trabalho-infantil-mas-ressalva-que-trabalho-enobrece-todo-mundo.ghtml. Acesso em 29 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 ago. de 2020.

CHARAUDEAU, P. Les stéréotypes, c’est bien, les imaginaires, c’est mieux. In: BOYER, H. Stéréotypage, stéréotypes: fonctionnements ordinnaires et mises en scène. v. 4. Paris: Harmattan, 2007, p. 49-63.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: Modos de organização. Trad. de Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. Trad. Angela M. S. Corrêa. 1 ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

CHARAUDEAU, P. Discurso Político. Trad. Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 2 ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013a.

CHARAUDEAU, P. Imagem, mídia e política: construção, efeitos de sentido, dramatização, ética. In: MENDES, Emília. (Coord.). MACHADO, Ida Lúcia et. al. (Org.). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE: UFMG, 2013b, p. 383-405.

CHARAUDEAU, P. Explication, compréhension, interprétation: interrogations autour de trois modes d’appréhension du sens dans les sciences du langage. In: GUÉRIN, M. et al. (org.). Les sciences du langage et la question de l’interprétation (aujourd’hui). Paris: Lambert-Lucas, 2018. p. 21 -54.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad.Pedrinho A. Guareshi. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

POSTEMA, B. Estrutura narrativa nos quadrinhos. Construindo sentido a partir de fragmentos. Trad. Gisele Rosa. São Paulo: Peirópolis, 2018.

PNDA Contínua 2016: Brasil tem, pelo menos, 998 mil crianças trabalhando em desacordo com a legislação. Agência IBGE Notícias. Estatísticas Sociais. 29 nov. 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/18383-pnad-continua-2016-brasil-tem-pelo-menos-998-mil-criancas-trabalhando-em-desacordo-com-a-legislacao. Acesso em 29 ago. 2020.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009a.

RAMOS, P. Histórias em quadrinhos: gênero ou hipergênero? Estudos Linguísticos, São Paulo, 38 (3), p. 355-367, set./dez. 2009b.

SANTAELLA, L. Leitura de imagens. Editora Melhoramentos, Kindle Edition, 2012. Coleção Como Eu Ensino.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32537

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Entrepalavras

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es

Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0.