A relação entre homem e máquina no filme “Ex_Machina”: aproximações e distanciamentos

Adson Luan Duarte Vilasboas Seba, Sanny Kellen Anjos Cavalcante Canuto

Resumo


A globalização desencadeou mudanças em contextos coletivos e individuais da sociedade, dentre as quais se pode citar a tecnologia que, após se estabelecer nas práticas sociais, rompeu as fronteiras que delineavam a conexão entre seres humanos e as máquinas. Partindo dessa premissa, esta pesquisa objetiva investigar os efeitos de sentido produzidos na relação “humano x não-humano” no filme “Ex_Machina”, para então compreender como a personagem Ava negocia e problematiza seu processo de “humanização” por meio das significações e dos funcionamentos históricos, linguísticos e simbólicos presentes na materialidade fílmica. Para se poder alcançar o que foi estabelecido no objetivo, o estudo se ancora teoricamente nos debates pós-humanos de Heidegger (1977), Haraway (1991), Clark (2003), Hayles (2005), Marcolin (2009), Savulescu (2009), Siqueira e Medeiros (2011), Braidotti (2013), Ferrando (2016), Vilaça e Dias (2014) e Bolter (2016). Além disso, a fim de guiar as discussões, utilizou-se como estratégia metodológica a “análise fílmica” no âmbito da Análise de  Discurso materialista, mobilizada nos estudos de Lagazzi (2009, 2011), que possibilitou a investigação de recortes que apresentavam um padrão de (des)humanização da personagem Ava. Com base no gesto analítico, os resultados apontaram que a interação homem versus máquina representada pelos personagens centrais Calebe e Ava se constitui como uma relação possível em aspectos verbais e visuais. Dessa forma, a humanização da personagem se apresentou como um fator inerente a sua formação, visto que foi construída por um ser humano e, por sua vez, suas características elementares se interconectam com as ações humanas, apesar de suas outras características inumanas.


Palavras-chave


Não-humano. Análise Fílmica. Pós-humano.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2015.

BICHINHO virtual Tamagotchi vai virar app para celular. Ansa Brasil, São Paulo, 15 nov. 2017. Disponível em: https://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/brasil/tecnologia/2017/11/27/bichinho-virtual-tamagotchi-vai-virar-app-para-celular_7f2adc20-1caa-4677-b4bd-1eafaf5eec88.html. Acesso em: 19 ago. 2022.

BOLTER, J. D. Posthumanism. In: KLAUS, B. J. E. E.; ROTHENBUHLER, J. D.; POOLEYROBER, T. C. The International Encyclopedia of Communication Theory and Philosophy. Chichester, United Kingdom: John Wiley & Sons, 2016, p. 1-8.

BRAIDOTTI, R. The Posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.

CLARK, A. Natural-Born Cyborgs: minds, technologies, and the future of Human Intelligence. New York: Oxford University Press. Kindle Edition, 2003.

CÓZAR, J. M. Para entender transumanismo e pós-humanismo. Entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos. Outras Palavras - jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. São Paulo, 22 out. 2021. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/para-entender-transumanismo-e-pos-humanismo/. Acesso em: 19 out. 2022.

EX-MACHINA. Direção: Alex Garland. Produção de Andrew Macdonald e Allon Reich. Estados Unidos: Universal Pictures, 2015. 1 DVD (103 min).

FERRANDO, F. The Party of the Anthropocene: Posthumanism, Environmentalism and the Post Anthropocentric Paradigm Shift. Relations, v. 42, p. 159-173, nov. 2016.

HARAWAY, D. J. A Cyborg manifesto: science, technology, and socialist-feminism in the late twentieth century. In: Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature, New York, Routledge, 1991, p. 149-181.

HAYLES, K. N. My Mother Was a Computer: Digital subjects and literary text. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.

HEIDEGGER, M. A questão relativa à tecnologia e outros ensaios, trad. William Lovitt, Nova York: Harper Torchbooks, [1953] 1977.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold Publishers, 2001.

LAGAZZI, S. O recorte e o entremeio: condições para a materialidade significante. In: BRANCO, L. K. A. C.; RODRIGUES, E. A.; SANTOS, G. L. (org.). Análise do discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas: Editora RG, 2011, p. 401-411.

LAGAZZI, S. O recorte significante da memória. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C.; MITMANN, S. O Discurso na contemporaneidade: materiais e fronteiras. 1. ed. São Carlos: Claraluz, 2009, p. 65-79.

LEMOS, A. L. M.; RODRIGUES, L. P. B. Internet das coisas, automatismo e fotografia: uma análise pela Teoria Ator-Rede. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 1016-1040, 3 fev. 2015.

MACHADO, S. Metaverso: como participar do ‘futuro da tecnologia’? Uol, [s.l.], 28 abr. 2022. Tilt. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/faq/metaverso-o-que-e-como-entrar-e-mais.htm. Acesso em: 08 jul. 2022.

MARCOLIN, N. Cinema exibido: Há 107 anos era feito o primeiro filme de ficção científica conhecido. Pesquisa Fapesp, São Paulo, 155. ed., jan. 2009. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/cinema-exibido/#:~:text=Os%20filmes%20de%20fic%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica,e%20at%C3%A9%20inspira%20novas%20tecnologias. Acesso em: 08 fev. 2022.

ISHIKIORI, I. Robô sexual: relembre cinco modelos curiosos lançados em 2019. TechTudo, [s.l.], 01 jan. 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/01/robo-sexual-relembre-cinco-modelos-curiosos-lancados-em-2019.ghtml. Acesso em: 19 ago. 2022.

PAPO DE CINEMA. Sinopse - Ex-Machina: instinto artificial. Disponível em: https://www.papodecinema.com.br/filmes/ex-machina/detalhes/. Acesso em: 15 set. 2022.

POMPÍLIO, G. G. Processamento de Linguagem Natural: O que as máquinas estão realmente tentando nos dizer? Blog de ciências da UNICAMP, Campinas/SP, 12 ago. 2021. Disponível em: https://www. blogs.unicamp.br/linguistica/2021/08/12/processamento-de-linguagem-natural-o-que-as-maquinas-estao-realmente-tentando-nos-dizer/. Acesso em: 08 jul. 2022.

PRESCOTT, T. J.; ROBILLARD, J. M. Are friends electric? The benefits and risks of human-robot relationships. iScience, [s.l.], v. 24, n. 1, p. 1-14, 2021.

SAVULESCU, J. The humanprejudice and the moral status of enhanced beings: what do we owe the Gods? In: SAVULESCU, J.; BOSTROM, N. (eds.). Human enhancement. Oxford: Oxford University Press, 2009, p. 211-250.

SIQUEIRA, H. S. G.; MEDEIROS, M. F. S. Somos todos ciborgues: aspectos sociopolíticos do desenvolvimento tecnocientífico. Open Edition Journals: Cultura, Tecnologia e Identidade, [s.l.], v. 8, p. 11-3, jan. 2011. Disponível em: https://journals.openedition.org/configuracoes/882. Acesso em: 19 ago. 2022.

TORRES, S. O antropoceno e a antropo-cena pós-humana: narrativas de catástrofe e contaminação. Ilha do Desterro, Santa Catarina, v. 70, n. 2, p. 96-105, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/8dFjr85xDGQZ7P4ZdkRXkKB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2022.

VILAÇA, M. M.; DIAS, M. C. M. Transumanismo e o futuro (pós-) humano. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 341-362, abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/DYHLLVwkzpk6ttN3mkr7Gdw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 ago. 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32511

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es

Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.