Intencionalidade na prática: aplicação em produção multimodal
Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar a aplicabilidade da noção de intencionalidade em texto multimodal. Ao mesmo tempo em que se trilha esse objetivo, evidencia-se a relevância do conceito para abordagens contemporâneas da Linguística Textual brasileira. O estudo parte da forma como o termo foi cunhado por Beaugrande e Dressler e aborda como ele foi desenvolvido posteriormente no Brasil, em particular nas leituras feitas por Koch e Marcuschi, dois dos autores que mais contribuíram para difundir o conceito no país. A aplicação será feita em polêmica em torno de uma tira cômica de Armadinho, série criada pelo desenhista brasileiro Alexandre Beck.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse: cognition, communication, and the freedom of access to knowledge and society. New Jersey: Ablex Publishing, 1997.
BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. U. Introduction to Text Linguistics. New York: Longman, 1981.
BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. U. Introducción a la Linguísta del Texto. Barcelona: Ariel, 2005.
BECK, A. Armandinho. Facebook. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2022.
BECK, A. Armandinho zero. Florianópolis: Arte & Letras Comunicação, 2013.
BECK, A. Armandinho um. Florianópolis: Arte & Letras Comunicação, 2014a.
BECK, A. Armandinho dois. Florianópolis: Arte & Letras Comunicação, 2014b.
BECK, A. Armandinho dois. Florianópolis: Arte & Letras Comunicação, 2014c.
BECK, A. Armandinho sete. Florianópolis: Arte & Letras Comunicação, 2015.
BECK, A. Armandinho quatorze. Florianópolis: Belas Letras, 2019.
BENTES, A. C. Linguística Textual. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística 1: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. p. 245-287.
CAPISTRANO JÚNIOR, R. Referenciação e humor em tiras cômicas do Gatão de meia-idade, de Miguel Paiva. Campinas, SP: Pontes, 2017.
CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. Revisitando o conceito de intencionalidade. (Con)textos Linguísticos, 2019, v. 13, n. 25, p. 60-78. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2022.
CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.
CRUZ, M. T. “Me senti intimidado”, diz Alexandre Beck, autor da tirinha que incomodou a PM. Ponte. 19 nov. 2019.
CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. 330 f. Tese (Doutorado em Linguística). Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2011.
FÁVERO, L. L.; KOCH, I. G. V. Linguística Textual: introdução. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998 [1983].
GRICE, P. Lógica e conversação. In: DASCAL, Marcelo (Org.). Pragmática: problemas críticos – Perspectivas Linguísticas. Campinas: ed. do autor, 1982 [1975]. p. 81-103.
KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2000a [1993].
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2000b [1997].
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002a [1984].
KOCH, I. G. V. A coesão textual. 17. ed. rev. ampl. São Paulo: Contexto, 2002b [1989].
KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002a [1989].
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 14. ed. rev. ampl. São Paulo: Contexto, 2002b [1990].
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de Texto: o que é, como se faz. São Paulo: Parábola Editorial, 2012 [1983].
RAMOS, P. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2011.
RAMOS, P. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32500
Apontamentos
- Não há apontamentos.
URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es