A recorrência e o uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa

Tatiane Xavier da Silva, Joseane Campêlo Silva, Ernoilde Alves Silva

Resumo


O presente trabalho realiza um levantamento dos gêneros textuais que se presentificam no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) – Português Linguagens 2: Literatura. Produção de texto. Gramática (CEREJA; MAGALHÃES, 2010) - do 2º ano do Ensino Médio –, a fim de verificar quais gêneros são mais recorrentes no LDLP e se as atividades (sugestões de uso) trazidas no livro podem desenvolver as competências e habilidades de leitura e escrita do aluno. Nesse sentido, ainda investigaremos como ocorre a articulação dos gêneros textuais com os domínios discursivos listados por Marcuschi (2008) e quais capacidades de linguagem (CL) (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004) são mais exploradas. Por sua vez, esta análise enquadra-se na linha de pesquisa da Linguística Aplicada – LA, na teoria de gêneros (de textos/do discurso), pautando-se, assim, na perspectiva defendida por Bakhtin (1979, 1992); Marcuschi (2002, 2005, 2008); Rojo (2007), entre outros. Refletimos também sobre o que preconiza os PCN de língua portuguesa, direcionados ao Ensino Médio, quanto ao trabalho com os gêneros textuais na sala de aula, uma vez que, para os PCN, eles caracterizam importante ferramenta de orientação pedagógica, sobretudo no que se refere aos objetivos e conteúdos do LDLP. Os resultados apontam que nem sempre os gêneros textuais expostos no livro em questão proporcionam ao aluno a compreensão e a produção dos diferentes gêneros, observando o contexto de uso social.


Palavras-chave


Livro didático; Gêneros textuais; Leitura e escrita.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.3.3.2.256-273

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