Bots no Twitter: Análise Avaliativa de tweets não autênticos
Resumo
Dentre as estratégias de manipulação de informações, contas inautênticas em redes sociais têm ganhado força, sobretudo quando relacionadas a temas sobre política. A rede social que mais facilita essa ação é o Twitter, com seu sistema de bots e hashtags. Tendo isso em vista, neste artigo pretendemos localizar, analisar e categorizar ocorrências de avaliações em contas inautênticas que suscitam a disseminação de crenças e opiniões acerca do cenário político atual brasileiro. Por meio do site Bot Sentinel, que utiliza machine learning com base em um modelo matemático (ZHANG, 2020) para prever a autenticidade de um usuário e expor contas inautênticas e suas conexões com os temas mais comentados, coletamos as hashtags mais utilizadas entre maio e outubro de 2020. A partir disso, selecionamos 10 tweets de contas inautênticas contendo a hashtag mais popular em seu referido período para cada mês da coleta. O aparato teórico em que nos baseamos é o sistema de avaliatividade, mais precisamente o subsistema de atitude (MARTIN; WHITE, 2005), para verificarmos como tais avaliações operam para construir relações de alinhamento e relacionamento entre os escritores e seus leitores. Os resultados indicam o uso de padrões avaliativos de capacidade positiva para o Presidente da República e de propriedade negativa para denegrir a imagem de seus opositores, acentuando a ideia de Nós vs. Eles (BORGES; VIDIGAL, 2018).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, F. S. D. P. de. Atitude: afeto, julgamento e apreciação. In: VIAN JUNIOR, O.; SOUZA, A. A. de; ALMEIDA, F. S. D. P. (org.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BOCHETT, A. C. et al. Concepções de discurso político: caminhos para uma discussão teórica. Moara. Belém: Universidade Federal do Pará, v. 1, n. 47, p.128-151, 23 nov. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/4229. Acesso em: 24 jan. 2021.
BORGES, A.; VIDIGAL, R. Do lulismo ao antipetismo?: polarização, partidarismo e voto nas eleições presidenciais brasileiras. Opinião Pública, Campinas, v. 24, n. 1, p. 53-89, abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-62762018000100053&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 jan. 2021.
BOT SENTINEL. Bot Sentinel: More than just bots.... 2020. Disponível em: https://botsentinel.com. Acesso em: 24 jan. 2021.
BUFACCHI, V. What’s the difference between lies and post-truth in politics? A philosopher explains. The Conversation, Melbourne, 20 jan. 2020. Disponível em: https://theconversation.com/whats-the-difference-between-lies-and-post-truth-in-politics-a-philosopher-explains-130442. Acesso em: 20 jun. 2021.
CHANG, H; IYER, H. Trends in Twitter Hashtag Applications: Design Features for Value-Added Dimensions to Future Library Catalogues. Library Trends, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236779300_Trends_in_Twitter_Hashtag_Applications_Design_Features_for_Value-Added_Dimensions_to_Future_Library_Catalogues. Acesso em: 23 jan. 2021.
CIRIBELI, J. P.; PAIVA, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, v. 13, n. 12, p. 57-74, jan/jun 2011. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/509. Acesso em: 30 jan. 2021.
FERRARA, E.; ONUR, V.; DAVIS, C.; MENCZER, F.; FLAMMINI, A. The Rise of Social Bots. Communications of the ACM, v. 59, n. 7, jul. 2016. Disponível em:https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/2818717. Acesso em: 26 jan. 2021.
HALLIDAY, M. A. K. Part A. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 3. ed. London: Hodder Education, 2004.
KARAMI, A.; ANDERSON, M. Social media and COVID-19: characterizing anti-quarantine comments on twitter. Proceedings Of The Association For Information Science And Technology, [S.L.], v. 57, n. 1, p. 1-4, out. 2020. Wiley. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/pra2.349. Acesso em: 24 jan. 2021.
LEE, E. S.; LUI, P. L.; FUNG, A. K. Systemic Functional Political Discourse Analysis: A Text-based Study. New York: Routledge, 2020.
LIMA-LOPES, R. E. O conservadorismo como ideologia: contribuições da ciência das redes para a linguística sistêmico funcional. Letras, Santa Maria, v. 28, n. 56, p. 43-69, jun. 2018.
MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The Language of Evaluation: appraisal in English. London: Palgrave, 2005.
MOURA, B. A. O crescimento da internet e o marketing digital: como encantar o consumidor através da criação de conteúdos para as redes sociais. 2020. 18 f. TCC (Graduação em Marketing) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2020. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/6613. Acesso em: 30 jan. 2021.
SHELL, J. L. Bots and Political Discourse: system requirements and proposed methods of bot detection and political affiliation via browser plugin. 2020. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciência) - School Of Information Technology Of The College Of Education, Criminal Justice, And Human Services, University Of Cincinnati, Cincinnati, 2012. Disponível em: https://etd.ohiolink.edu/apexprod/rws_olink/r/1501/10?p10_etd_subid=185871&clear=10. Acesso em: 24 jan. 2021.
TWITTER. 2021. Disponível em: twitter.com/home. Acesso em: 30 jan. 2021.
UYHENG, J.; CARLEY, K. M. Bots and online hate during the COVID-19 pandemic: case studies in the United States and the Philippines. Journal of Computational Social Science, vol. 3, nov. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344785292_Bots_and_online_hate_during_the_COVID-19_pandemic_Case_studies_in_the_United_States_and_the_Philippines. Acesso em: 30 jan. 2021.
VIAN JUNIOR, O.; SOUZA, A. A. de; ALMEIDA, F. S. D. P. (org.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, Washington D.C., v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 09 mar. 2018. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146. Acesso em: 24 jan. 2021.
ZAPPAVIGNA, M. Searchable Talk: hashtags and social media metadiscourse. Sydney: Bloomsbury Academic, 2018.
ZHANG, X. Algebra Approach to Artificial Intelligence. Singapore: Springer, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32285
Apontamentos
- Não há apontamentos.