Multimodalidade e fake news: investigando os significados visuais nas postagens do Facebook contendo notícias falsas

Litiane Barbosa Barbosa Macedo, Isabel de Sousa Oliveira, Lucas Melo de Lima

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação que busca compreender como os modos visuais presentes em recentes postagens de notícias falsas (fake News) contribuem para legitimar tais notícias como verdadeiras. Neste sentido, os significados representacionais de postagens divulgadas através da mídia social Facebook sobre o Novo Coronavírus foram analisados. Como ferramenta analítica dos textos imagéticos selecionados, utilizamos a Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e Van Leeuwen (2006). Diante das inúmeras imagens presentes em textos multimodais contendo fake News, observamos que os temas mais protuberantes em termos quantitativos neste último ano (2020) foram sobre Política e Saúde. Para este artigo, apresentamos uma amostra das análises das imagens inseridas em contextos da saúde, especificamente de fake News sobre o novo coronavírus. Os resultados desta pesquisa apontam que as imagens apresentam um papel de suma relevância para a construção dos significados da composição multimodal dessas postagens. As composições imagéticas analisadas são, em sua maioria, fotografias utilizadas estrategicamente fora de seus contextos originais, sendo que as representações analisadas, tanto narrativas quanto conceituais, corroboram com a construção da mensagem das notícias falsas como verossímeis. Nesse sentido, é urgente propormos ações educativas  para leitura crítica  de textos imagéticos, buscando o reconhecimento das imagens como construções sociais não isentas de neutralidade, levando em consideração que recursos visuais têm sido historicamente ponderados como algo natural e inquestionável (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; MACHIN, 2012; BATEMAN, 2014).


Palavras-chave


Multimodalidade. Fake News. Significados Visuais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32279

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