As práticas contemporâneas de linguagem e o professor de língua portuguesa: uma leitura narratológica da BNCC

Sonia Merith-Claras

Resumo


A publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai colocar em evidência o quanto as tecnologias digitais de informação e comunicação colaboraram para o desenvolvimento de novas práticas de linguagem. As transformações acerca do uso da linguagem, nesse contexto tão midiático, melhor se refletem na organização do componente curricular Língua Portuguesa, objeto de estudo neste trabalho. Para melhor compreender a organização do Componente, bem como traçar o perfil, ou ainda, a imagem do professor de língua portuguesa pressuposto na Base, realizamos um estudo que envolve a narratividade da enunciação. Isto é, respaldados pela Semiótica Discursiva, de linha francesa, ao longo deste texto detalhamos como o processo persuasivo se estabelece entre enunciador-destinador e enunciatário-destinatário, evidenciando quais os valores em jogo, bem como os percursos figurativos e temáticos que recobrem a proposta. São as escolhas do enunciador-destinador, articuladas ao longo do Componente, que vão constituir a imagem de um professor (o páthos do enunciatário) mais reconhecido pelo seu saber no trato com as linguagens que pelo domínio e conhecimento da linguagem verbal.


Palavras-chave


Narratividade. Práticas Contemporâneas de Linguagem. BNCC. Páthos.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Retórica. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Sintaxe narrativa. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de; LANDOWSKI, Eric. (Eds.) Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: EDUC, 1995. p. 81-97.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3.ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: FANTI, Maria da Glória Di; BARBISAN, Leci Borges (Orgs.) Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 25-49.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Orientações Curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 30/03/2020.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Revisão Técnica da Tradução: Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.

FIORIN, José Luiz. O pathos do enunciatário. Alfa. São Paulo, 48 (2): 69-78, 2004.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 14 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.

GREIMAS; A. J.; COURTÉS, J. Dicionário da semiótica. 2.ed. 2ª reimpressão. Tradução Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária: enunciação, escrito, sociedade. 2ed. Tradução Marina Appenzeller; revisão da tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.