Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português

Davi Pereira de Souza, Carlene Ferreira Nunes Salvador

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa.


Palavras-chave


Fraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32135

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