Aquisição de vocabulário e o uso de dicionário escolar português-inglês

Alex Sandro da Silva Polizer, Giseli Sampaio de Oliveira Marques, Regiani Aparecida Santos Zacarias

Resumo


Este artigo tem por tema o ensino de vocabulário por meio da utilização do dicionário escolar português-inglês e destaca a importância do uso efetivo de palavra/expressão nova para garantir a sua aquisição. Para tanto, utilizaremos como referencial teórico Alves (1988), Biderman (1996, 1998), Jacobs (2002), Krieger (2006), Zacarias (2011), Lima (2014) e Fragoso (2018). O objetivo é apresentar o dicionário português-inglês como meio para oportunizar a ampliação do repertório lexical de língua inglesa no contexto escolar. Além das reflexões teóricas, o artigo apresenta uma sequência didática para ensino de vocabulário e uso do dicionário dividida em três momentos. O primeiro momento consiste em despertar o interesse dos alunos por meio do levantamento do conhecimento prévio. O segundo consiste em apresentar aos alunos as partes dos dicionários, quais informações são oferecidas, e como elas estão disponibilizadas no dicionário Longman; o terceiro momento traz sugestões para que o aluno faça uso efetivo da aprendizagem de vocabulário, como listas das palavras que for aprendendo, para ter fácil acesso em revisões e consultas pessoais. Somam-se à questão novas perspectivas a serem contempladas em obras lexicográficas voltadas para a educação. Espera-se colaborar e promover o efetivo uso dos dicionários português-inglês em sala de aula e motivar o seu uso em ambiente extraclasse, incentivando o aprendizado contínuo e autônomo, como preconiza a BNCC (2017).  Da mesma forma, espera-se contribuir para reflexões acerca de melhorias das obras lexicográficas na perspectiva do usuário aprendiz brasileiro.


Palavras-chave


Lexicografia Pedagógica. Dicionários bilíngues. Vocabulário.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11esp2127

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