Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa

Aryanne Christine Oliveira Moreira, Raoni Reinaldo Coriolano

Resumo


Sob a perspectiva da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; PONTES, 2009; DURAN, 2008), os dicionários devem ser produzidos conforme as necessidades de aprendizagem do público para o qual se destinam. Além disso, tendo em mente as ideias da Multimodalidade (KRESS, 2015; JEWITT, 2014), compreendemos que vários modos semióticos podem se organizar entre si para compor uma unidade maior de significado, assim, observamos serem os verbetes ilustrados de dicionários infantis possíveis exemplos de tais unidades maiores. O presente estudo objetiva analisar verbetes ilustrados, com base nas metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para tanto, selecionamos como objeto de estudo a obra Aurelinho: Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa (2008), do qual selecionamos 22 verbetes ilustrados da seção da letra C que se referiam ao reino animal. Os verbetes foram categorizados em três grupos distintos, conforme suas características composicionais relacionadas ao enquadramento e à modalidade. As análises apontaram para certo padrão nas estruturas composicional e representacional dos verbetes, bem como apontaram para uma coerência entre os modos verbal e visual. Contudo, percebemos serem exceções ao padrão os verbetes “cachorro”, “coruja” e “cavalo”. A partir deste trabalho, compreendemos a relevância da Multimodalidade para a Lexicografia Pedagógica, no que tange ao processo de construção de significados. Dessa forma, acreditamos serem promissores estudos futuros que abordem novamente essas questões.


Palavras-chave


Lexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. PNLD 2012: Dicionários. Brasília, DF, 2012.

CATTO, Nathalia Rodrigues. A relação entre o letramento multimodal e os multiletramentos na literatura contemporânea: alinhamentos e distanciamentos. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 157-163, abr./jun. 2013.

DURAN, Magali Sanches. A lexicografia pedagógica e sua contribuição para a mudança do paradigma lexicográfico. In: XATARA, Cláudia; BEVILACQUA, Cleci; HUMBLÉ, Philippe. (Org.). Lexicografia pedagógica: pesquisas e perspectivas. Florianópolis: UFSC/NUT, 2008. p. 82-93.

DURAN, Magali Sanches; XATARA, Cláudia Maria. A Metalexicografia Pedagógica. Cadernos de Tradução, v. 2, n. 18, p. 41-66, 2006. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/6870/6448. Acesso em: 27 set. 2020.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurelinho Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008.

JEWITT, Carey. An introduction to multimodality. In: JEWITT, Carey (ed.) The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2nd. ed.London/New York: Routledge, 2014, p. 15-30.

JEWITT, Carey; OYAMA, Rumiko. Visual meaning: a social semiotic approach. In: LEEUWEN, Theo van; JEWITT, Carey. Handbook of visual analysis. London: SAGE, 2008. p. 134-156.

KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. 2nd. ed. London/New York: Routlege, 2006.

KRESS, Gunther. Semiotic work: Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review – Applied Linguistics Research. Critical Approaches to production, performance and participation, v. 28, p. 49-71, 2015.

LEW, Robert. Multimodal Lexicography: the representation of meaning in electronic dictionaries. Lexikos Journal, v. 20, p. 290-306, 2010.

NASCIMENTO, Francisco Iací do; PONTES, Antônio Luciano. A multimodalidade no Dicionário Aurélio Ilustrado. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 13., 2011, Uberlândia. Anais[...]. Uberlândia: EDUFU, 2011. p. 1694-1709.

PONTES, Antônio Luciano. Léxico e Dicionário. In: PONTES, Antônio Luciano. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza: EDUECE, 2009. Cap. 1. p. 17-56.

SANTOS, Zaíra Bomfarte dos; PIMENTA, Sônia Maria Oliveira. Da Semiótica Social à Multimodalidade: a orquestração de significados. CASA – Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2, p. 295-324, 2014.

WELKER, Herbert Andreas. Dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras. In: WELKER, Herbert Andreas. Panorama geral da Lexicografia Pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008. Cap. 4. p. 117-294.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.