A abordagem pedagógica em Teoria Sentido-Texto: descrição de colocação lexical especializada da Hemodinâmica

Caroline de Castro Pires

Resumo


O presente artigo insere-se nos estudos sobre o uso de abordagens pedagógicas ao que se refere às ferramentas lexicográficas de descrição de vocabulário especializado, se considerado o processo de aprendizagem lexical. No entanto, diferentemente de propor produtos lexicográficos que visam à aprendizagem de uma segunda língua, especificamente, com vistas à proficiência linguística nos moldes do ensino de língua estrangeira, neste artigo, se optou por tentar utilizar mecanismos já descritos na literatura especializada para apresentar uma abordagem pedagógica no âmbito da Teoria Sentido-Texto (TST). Trata-se de uma teoria lexicográfica de base semântica que lança mão da Lexicografia Explicativa e Combinatória (LEC) para gerar produtos que ofereçam uma descrição linguística complexa e bastante completa do funcionamento das unidades lexicais no âmbito de um sistema linguístico, seja pensando a descrição de uma língua comum, seja suas diversas linguagens de especialidade, tanto em língua materna quanto em uma segunda língua. Dada a complexidade da TST, alguns estudiosos vêm se dedicando a apresentar uma linha mais didática de descrição linguística com foco na “popularização” de algumas ferramentas para a descrição do léxico de uma língua. Acompanhando essa corrente mais pedagógica das descrições linguísticas de lexias com base na TST, neste trabalho, foi analisado um exemplo de colocação lexical especializada (CLE) do domínio da Hemodinâmica com vistas a tornar a descrição do sentido linguístico mais acessível ao usuário-aprendiz.


Palavras-chave


Lexicografia Pedagógica. Lexicografia Explicativa e Combinatória. Colocações Lexicais Especializadas.

Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, Laura Campos de. A Teoria Sentido-Texto e suas possibilidades de aplicação em dicionários de aprendizes do espanhol. In: Revista da Anpoll, v. 1, n. 45, p. 156-172, Florianópolis, Maio/Ago. 2018.

L’HOMME et. al. Observatoire de linguistique Sens-Text (OLST), plataformas desenvolvidas a partir de 2013. Disponível em: http://olst.ling.umontreal.ca/ Acesso em: 02 set. 2020

L’HOMME, Marie-Claude. Combinaisons Lexicales Specilisées: regroupement des mots clés par classes conceitualles. In: DAILLE, B.; WILLIAMS, G. (Org.). Journées d’étude de l’ATALA. La Collocation. Rapport de Recherche. Nantes: Institut de Recherche en Informatique de Nantes, p.19-22, 2001.

L’HOMME, Marie-Claude. Caractérisation des combinaisons lexicales spécialisées par rapport aux collocations de langue générale. In: EURALEX ‘98 PROCEEDINGS, p.513-22, 1998.

MEL’ČUK, Igor. Semantics: from meaning to text. Vol.3. Philadelphia: John Benjamins, 2015.

MEL’ČUK, Igor. Vers une linguistique Sens-Text. Leçon Inaugurale, Collège de France, Chaire Internationale, p. 1-43, 1997.

MILIĆEVIĆ, Jasmina. A short-guide to the Meaning-Text Linguistic Theory. In: Journal of Koralex, vol.8: 187-233, 2006.

PIRES, Caroline de Castro. Colocações Lexicais Especializadas de base nominais no domínio da hemodinâmica: um estudo exploratório na perspectiva da Teoria Sentido-Texto. Dissertação de mestrado. Instituto de Letras, UFRGS, 2016.

POLGUÈRE, Alain; MEL’ČUK, Igor. Lexique actif du français: L’apprentissage du vocabulaire fondé sur 20000 dérivations sémantiques et collocations du français. Paris: Duculot, 2007.

POLGUÉRE, Alain. Lessons from the Lexique actif du français. In: MTT 2007, Klagenfurt, May 21 – 24, 2007.

SILVA, Carlos Roberto Lyra da; SILVA, Roberto Carlos Lyra da; VIANA, Dirce Laplaca. Compacto Dicionário Ilustrado de Saúde. 2º edição, revisada e ampliada. Editora: Yendis, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2062

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.