Dicionário de aprendizagem e língua latina

Francisco Edmar Cialdine Arruda, Rita Moreira de Sousa

Resumo


Refletir sobre o ensino de línguas resulta em várias facetas passíveis de serem percebidas, das quais podemos citar, como exemplo, o material didático – especialmente os dicionários de aprendizagem. A obra lexicográfica muitas vezes reflete metodologias utilizadas pelo livro didático, como é colocado por Longo (2006). Assim, fomentamos a discussão acerca da problemática concernente à elaboração de dicionários de língua estrangeira direcionando-a para o ensino/aprendizagem de latim. Para tanto, remetemo-nos à Lexicografia Pedagógica e a sua relação com a Teoria da Multimodalidade de Kress e Van Leuwen (1996). Destarte, partilhamos as temáticas colocadas (ensino e aprendizagem de latim/lexicografia pedagógica) com outros autores como Miotti (2006), Longo (2006), Pontes (2009). A partir da análise de vocabulários e da contribuição da Lexicografia Pedagógica e da Teoria da Multimodalidade, construímos um modelo de vocabulário que está em avaliação. Logo, com a última testagem realizada no semestre letivo de 2012.1 na Universidade Regional do Cariri reafirmamos, tendo em vista os resultados obtidos, a importância das contribuições atuais das áreas aqui abordadas para o processo de ensino e aprendizagem de Latim. Notamos tal relevância comentando a coerência lexicográfica e as instruções de uso no dicionário como influenciadores de tais processos.Dicionário de aprendizagem e língua latina

Palavras-chave


Lexicografia Pedagógica; Ensino de Latim; Multimodalidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.3.3.2%20esp.113-130

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