O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. A semiótica no Brasil e na América do Sul: rumos, papéis e desvios. Belo Horizonte, Revista Estudos da Linguagem, v.20, n.1, p.149-186, jan./jun. 2012.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso. Belo Horizonte, Scripta, v.7, n.14, p.33-40, 2004.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Paixões e apaixonados: exame semiótico de alguns percursos. Cruzeiro Semiótico, Porto, n. 11-12, p. 60-73, 1989-1990.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1988.
BLOOM, Benjamin Samuel. Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Tradução de Flávia Maria Sant'Anna. Porto Alegre: Globo, 1976.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender do texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.
FIORIN, José Luiz. As figuras de pensamento: estratégia do enunciador para persuadir o enunciatário. Alfa, São Paulo n.32, p.53-67, 1988.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 6.ed. São Paulo: Ática, 1998.
FLOCH, Jean-Marie. A contribuição da semiótica estrutural para o design de um hipermercado. São Paulo, Galáxia, n. 27, p. 21-47, jun. 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural: pesquisa de método. Tradução de Haquira Osakabe, Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1976.
GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Entretien. In: FONTANILLE, Jacques. [s.l.], Langue française: Sémiotique et enseignement du français, n. 61, p. 121-128, 1984.
LIMA, Lauro de Oliveira. A escola secundaria moderna: organização, métodos e processos. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
PORTELA, Jean Cristtus. Práticas didáticas: um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana. 2008. 181 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Tradução de Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
ZILBERMAN, Regina. No começo, a leitura. Em Aberto, Brasília, v.16, n.69, p.16-29, jan./mar. 1996.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-7esp1799
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Entrepalavras