Usos de orações existenciais em teses de doutorado

Cícera Alves Agostinho de Sá, João Bosco Figueiredo-Gomes

Resumo


Este trabalho objetiva analisar a utilização dos processos existenciais na escrita acadêmica com foco em realizações que ocorrem na unidade retórica Conclusão, no banco de dados TACTESE, organizado por Figueiredo-Gomes e Bertuleza (no prelo). Os processos existenciais representam o que existe ou acontece (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014). A metodologia empregada consiste no recenseamento das ocorrências dos processos existenciais, utilizando a ferramenta Concord, do suíte computacional Word Smith Tools (SCOTT, 2018). O levantamento de dados é realizado com base na lista de processos tipificados por Halliday e Matthiessen (2004; 2014), e aplicados a usos da língua inglesa, como neutros, abstratos e com traços circunstanciais, os quais Fuzer e Cabral (2014) apresentam como passíveis de realizações com sentido existencial em língua portuguesa. Os resultados apontam que os processos mais produtivos são os tipificados como neutros, a exemplo de haverexistirterocorrer acontecer; os processos com nível de ocorrência intermediário seriam encontrar-se e resultar, tipificados como processos com traços circunstanciais; os processos tipificados como abstratos não foram identificados no banco de dados analisado. Acredita-se que essa ausência pode-se relacionar ao nível de tecnicidade do texto tese de doutorado, pois ele parece não admitir realizações de processos abstratos, mais previsíveis em gêneros do narrar. 


Palavras-chave


Processsos existenciais; Conclusão; Tese de doutorado.

Texto completo:

PDF

Referências


FIGUEIREDO-GOMES, J. B; BERTULEZA, C. D. S. Banco de dados TACTESE. Açu/RN: UERN, no prelo.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas – São Paulo: Mercado de Letras, 2014.

HALLIDAY. M. A. K. A linguagem como semiótica social: a interpretação social da linguagem e do significado. Londres: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. Uma Introdução à Gramática Funcional. Londres: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M, A, K.; MATTHIESSEN, C. M.I.M. Uma Introdução à Gramática Funcional. 3ª ed. London: Edward Arnold, 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introdução à Gramática Funcional de Halliday. 4ª ed. Londres: Routledge, 2014.

LIMA, L. R. Processos existenciais em reportagens de capa da revista Superinteressante. Mestrado em Letras -. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013.

LIMA-LOPES, R. E. Estudos de Transitividade em Língua Portuguesa: O Perfil do Gênero Cartas de Venda. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

MORAIS, F. B. C. O uso do processo existencial “haver” na escrita acadêmica – um estudo com base em um corpus de artigos científicos de diversas áreas do conhecimento. (Con)textos Linguísticos (UFES), v. 10, n.14, 2015b.

OLIVEIRA, K. F. As orações existenciais em inglês e português brasileiro: um estudo baseado em corpus. Mestrado em Estudos Linguísticos – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2014.

SCOTT, M. Word Smith Tools versão 7.0. Oxford: Oxford University Press, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-9esp1770

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.