Multimodalidade e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras

Francisco Roberto da Silva Santos, Wellington Vieira Mendes

Resumo


Pesquisas atuais em Linguística Aplicada mostram que o ensino da leitura não pode prescindir de uma reflexão sobre os letramentos visual e crítico, o que requer que os cursos de formação de professores adotem um currículo que enfatize isso. Nesse contexto, lançamos o olhar sobre as lições de leitura propostas pelo livro didático adotado nas aulas de inglês e espanhol de dois cursos de graduação em Letras. Fundamentados em Cazden et al. (1996), Kress e Van Leeuwen (2006), entre outros, empregamos uma análise qualitativa e interpretativa da abordagem didática recebida pelas imagens que compõem as lições de duas coleções de livros didáticos, a saber, Interchange Fourth Edition (2013) e Nuevo Ven (2003). São analisados os exercícios de leitura propostos assim como as orientações didáticas apresentadas pelo livro do professor. Os resultados mostram que, apesar do potencial semiótico e ideológico das imagens presentes nos livros didáticos, 57% das lições investigadas exercem uma abordagem nula de elementos visuais, 34% realizam uma abordagem meramente exploratória; 9% empregam uma abordagem descritivo-analítica e 0% aplicam uma abordagem crítico-reflexiva. De modo a suplantar essa fragilidade, nosso estudo apresenta propostas para exercícios adicionais baseados em uma abordagem crítica e reflexiva de imagens e textos multimodais. Buscamos, assim, colaborar para a promoção da pedagogia dos multiletramentos em cursos de formação de professores de línguas.


Palavras-chave


Letramento visual e crítico. Multimodalidade. Livro didático de línguas estrangeiras.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, F; MARÍN, F.; MORALES, R.; ROSA, S. Nuevo Ven. Libro del professor. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2003. Vol. 1.

CASTRO, F; MARÍN, F.; MORALES, R. Nuevo Ven. Libro del professor. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2003. Vol. 2.

CAZDEN, C. et al. (The New London Group). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: Harvard Educational Review. Cambridge (MA, USA): Harvard Education Publishing Group, 1996. Volume 66. Number 1.

JEWITT, C.; OYAMA, R. Visual meaning: a social semiotic approach. In: van LEEUWEN, T.; JEWITT, C. (Orgs.). Handbook of visual analysis. London: SAGE Publications Ltd., 2001.

KRESS, G. R.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London and New York: Routledge, 2006.

MARÍN, F.; MORALES, R.; UNAMUNO, M. Nuevo Ven. Libro del professor. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 2003. Vol. 3.

RICHARDS, J. C.; HULL, J.; PROCTOR, S. Interchange Fourth Edition: Intro. Teachers edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

RICHARDS, J. C.; HULL, J.; PROCTOR, S. Interchange Fourth Edition: Book 1. Teachers edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

RICHARDS, J. C.; HULL, J.; PROCTOR, S. Interchange Fourth Edition: Book 2. Teachers edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

RICHARDS, J. C.; HULL, J.; PROCTOR, S. Interchange Fourth Edition: Book 3. Teachers edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-9esp1725

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.