A Fonoestilística como recurso na nomeação dos personagens em Guimarães Rosa

Acsa de Sales Albuquerque de Sousa, Amanda Andrade de Menezes

Resumo


Os estudos sobre a expressividade da língua vêm desde a Grécia e a Roma antigas, mas apenas no século XX foram apresentados como uma disciplina por Bally, sob a denominação de Estilística. Nesta pesquisa, damos enfoque ao âmbito dessa ciência que estuda os sons e, tendo como base teórica Monteiro (2006) e Martins (1997), objetivamos analisá-los como um recurso empregado na nomeação dos personagens do autor modernista Guimarães Rosa, a partir da análise do potencial expressivo dos fonemas. O corpus utilizado é composto por dezessete contos, os quais estão reunidos na obra Primeiras estórias, do autor referido. Com o intuito de observar se Guimarães Rosa utiliza a Fonoestilística como um recurso na nomeação dos personagens, os contos analisados são apenas aqueles em que os personagens apresentam nomes próprios. Por meio da análise realizada, foi possível constatar a relação direta entre as características dos personagens e a expressividade oriunda dos fonemas que formam os seus antropônimos, levando-nos à conclusão de que Rosa utiliza-se de aspectos fonoestilísticos na realização do processo de denominação, de modo a apresentar a caracterização dos seus personagens por meio dos seus nomes.


Palavras-chave


Fonoestilística. Primeiras estórias. Guimarães Rosa.

Texto completo:

PDF

Referências


DUBOIS, Jean et alli. Rhétorique générale. Paris: Larousse, 1970

MACHADO, Ana Maria. Recado do Nome: leitura de Guimarães Rosa à luz do nome de seus personagens. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à Estilística: a expressividade na língua portuguesa. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: T A Queiroz, 1997.

MONTEIRO, José Lemos de. A Estilística: manual de análise e criação do estilo literário. São Paulo: Pontes, 2006.

MOUNIN, Georges. Clefs pour la linguistique. Ed. rev. e corrigida. Paris: Seghers, 1971. [Trad. de José Meireles. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1970].

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. 10. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1977.

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. 1. ed. esp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31700

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.