Questões de gênero feminino: análise multimodal de um anúncio publicitário de cerveja

Marcos Alberto Xavier Barros, Michelle Soares Pinheiro

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar de que modo os significados multimodais contribuem na representação do corpo feminino no discurso de um anúncio da cerveja Itaipava. Como pressupostos teóricos que embasam os estudos feministas, trazemos uma abordagem do gênero feminino e do corpo como inscrito na própria figura da mulher representada na imagem do anúncio. Em seguida, evocamos os pressupostos teórico-metodológicos da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen ([1996] 2006) a fim de analisar a imagem do anúncio publicitário a partir das metafunções representacional, interativa e composicional. Do ponto de vista metodológico, fazemos uma análise dos significados visuais inscritos discursivamente no corpo feminino representado no anúncio. Dessa forma, compreendemos que o anúncio em questão remete, principalmente, aos elementos composicionais e interativos da imagem na reprodução do discurso masculinista que instiga uma espécie de objetivação do corpo feminino. Percebemos, assim, que a análise da representação do corpo feminino pode levar ao reconhecimento de significados tidos como tácitos, a partir de uma conscientização do nosso uso da linguagem.


Palavras-chave


Gênero feminino. Multimodalidade. Anúncio publicitário.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31681

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