À procura da poesia em uma novela de Guimarães Rosa
Resumo
A partir de alguns pressupostos estéticos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), este artigo discute o estatuto poético da obra de João Guimarães Rosa a partir de alguns discursos presentes na novela “Cara-de-Bronze”. Tomamos como base para nossas reflexões, em primeiro lugar, a impossibilidade de distinção entre a linguagem poética e a linguagem cotidiana, ideias caras ao Círculo de Bakhtin. Também recorremos a Bakhtin no que concerne ao objeto estético e suas relações inextricáveis com a vida, transfiguradas esteticamente para outro plano axiológico (plano dos valores). Propomos também neste artigo um esboço do que nomeamos de teoria dialógica da imagem poética.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro. Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004.
BAKHTIN, Mikhaïl. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra, 2011, p. 307-335.
BAKHTIN, Mikhaïl. Questões de literatura e de estética (a teoria do romance). Tradução de Aurora Fornoni Bernardino et alii. São Paulo: Hucitec/Editora da Unesp, 1993.
BUBNOVA, Tatiana. En defensa del autoritarismo en la poesía. Acta poetica, vol.18, n. 1-2, 1998.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GERALDI, João Wanderley. Perspectivas críticas dos estudos da linguagem do círculo de Bakhtin. Passagens. Disponível em: http://blogdogeraldi.com.br/perspectivas-criticas-dos-estudos-da-linguagem-do-circulo-de-bakhtin. Acesso em: 20 jun. 2016.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens. Estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários. Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana. Trad. de Valdemir Miotello et ali. São Paulo: Contexto, 2008.
ROSA, João Guimarães. Cara-de-Bronze. In: ______. No Urubuquaquá, no Pinhém (Corpo de Baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016, p. 89-144.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero. As bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2009.
TEZZA, Cristovão. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31611
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Entrepalavras