Estilo e expressividade em textos poéticos: a interpretação de figuras por alunos surdos

Cássio Almeida da Silva, Alexandre Melo de Sousa, Rosane Garcia

Resumo


O presente artigo discute questões de estilo e expressividade a partir de textos poéticos por alunos surdos, por meio da poesia sinalizada, na perspectiva do ensino bilíngue, com vistas à interpretação dos recursos expressivos presentes na poesia de Cecília Meireles. A fundamentação teórica do trabalho teve como base os estudos de Martins (2000), Duarte (1996, 2006), Monteiro (1991), Guiraud (1970), Sacks (1989), Gesser (2009), Vargas e Sousa (2017), Lima, Sousa e Garcia (2017) e Quadros e Karnopp (2004). A proposta foi aplicada para 03 (três) alunos surdos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do Segundo Módulo do Ensino Fundamental II, em novembro de 2017. Utilizamos vídeos com a poesia “Tarde de chuva” sinalizada e com legendas em Língua Portuguesa. Após a exibição do vídeo, foi proposto que os surdos produzissem imagens com a interpretação do texto poético. Após a aplicação e análise das imagens pictóricas, produzidas pelos estudantes, observamos que os discentes perceberam os recursos de expressividade presentes no texto, especialmente a metáfora e a prosopopeia.

 


Palavras-chave


Expressividade. Textos poéticos. Alunos surdos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-7esp1553

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