Artigos sobre carreira no LinkedIn: uma análise das categorias de composição, propósito comunicativo e estilo

Adelane Brito Rodrigues, Francisco Alves Filho

Resumo


Este artigo busca analisar as semelhanças entre artigos publicados no LinkedIn, por meio das análises das seguintes categorias: composição, propósito comunicativo e estilo. Para isso, selecionou-se um corpus com 5 artigos sobre o tema carreira, de autores diferentes, publicados nos anos de 2017 e 2018 no LinkedIn. Os principais teóricos que deram suporte para a construção do estudo foram Bakhtin (1979/2016), Askehave e Swales (2009), e Miller (2012). Conforme os resultados obtidos, os artigos publicados no LinkedIn, apesar de possuírem características próprias da escrita dos seus autores, apresentam similitudes, tais como o propósito comunicativo de ajudar os leitores a repensarem as suas carreiras e o estilo assinalado pela presença de relato pessoal, uso dos pronomes “eu”, “nós” e “você”, além do uso frequente de verbos no imperativo.


Palavras-chave


Gêneros discursivos. Rede social profissional. Conteúdo.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31537

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