Interferências linguísticas como sintoma de Tradição Discursiva na produção escolar

Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de Aguiar

Resumo


O emprego apropriado da linguagem, seja em sua modalidade escrita ou falada, é uma temática que exige constantes reflexões na prática docente. Considerando que o espaço escolar deve proporcionar ao aluno o contato com a variedade culta da língua, o presente artigo investiga o deslocamento das produções do gênero artigo de opinião no contínuo de oralidade e de escrituralidade por meio da análise de interferências linguísticas (KABATEK, 1997). Para tanto, compara as produções iniciais e finais, resultado da aplicação de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Fundamenta-se no modelo de tradições discursivas (KABATEK, 2006), segundo o qual os textos estão em um contínuo entre oralidade e escrituralidade, em que a oralidade é entendida como a linguagem da imediatez, enquanto a escrituralidade é a esfera da distância comunicativa, de acordo com os parâmetros comunicativos postulados por Koch e Oesterreicher (1990). Em termos de resultados, constatamos o impacto causado pela leitura de gêneros da escrituralidade, resultando no deslocamento das produções no contínuo de textos, através da substituição, pelos alunos, de interferências que caracterizam a oralidade, pelo emprego de estruturas voltadas à distância comunicativa, conforme exigência do contexto em questão.


Palavras-chave


Interferência linguística. Tradição Discursiva. Sequência Didática.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de. Interferências linguísticas no contínuo de oralidade e escrituralidade: uma proposta de produção do gênero artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Mestrado Profissional em Letras – UFRN. Natal, RN, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC/SEF, 2018.

BRASIL Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.

CAMARA Jr, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

CASTILHO DA COSTA, Alessandra. Linguística Textual e Tradições Discursivas. In: (Org) JUNIOR, Rivaldo Capistrano; LINS, Maria da Penha Pereira; ELIAS Vanda Maria. Linguística Textual: Diálogos Interdisciplinares. Labrador Universitário, São Paulo, 2017, p. 97-121.

COSERIU, Eugene. Linguística del texto: Introducción a la hermenêutica del sentido. Edición de Óscar Loureda Lamas. Madri: Arco Libros, 2007.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J.et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

KABATEK, Johannes Dime cómo hablas y te diré quién eres. Mezcla de lenguas y posicionamento social, Revista de Antropología Social 6, 1997 p. 215-236.

______. Tradições discursivas e mudança linguística. In: LOBO, Tânia; et al. (Orgs.). Para a história do português brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2006, v. 6, t. 1-2. p. 505-527.

KOCH, Peter; OESTERREICHER, Wulf, Gesprochene Spcrache in der Romania: Franzosisch, Italienisch e Spanich, Tubigen: Max Niemeyer, 1990.

______;______. Lengua hablada em la Romania: espanol, francês, italiano: Madrid: Editorial Gredos, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.

PEDROSA, Juliene Lopes. Variação fonético-fonológica e ensino de português. In: MARTINS, Marco Antônio; VIEIRA, Sílvia Rodrigues; TAVARES, Maria Alice. (Orgs). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. P.57-79.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21492

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.