A atividade docente à luz de categorias da semântica do agir em relatórios de estágio
Resumo
Os relatórios produzidos pelo graduando para atender às exigências de avaliação, na disciplina de Estágio Supervisionado (ES), após a regência das aulas, são extremamente valiosos, uma vez que materializam, através da ação de linguagem, os diversos desafios enfrentados pelo aluno, durante o processo de experienciar a prática docente, assim como possibilita uma apreciação sobre os elementos que configuram o agir docente, isto é, as razões, as intenções e os recursos mobilizados por esse ator. Tendo isso em vista, elegemos como objetivo deste estudo analisar as categorias da Semântica do Agir e seu entrelaçamento com as modalizações em relatórios de Estágio Supervisionado de formação inicial em ensino de Língua Portuguesa. Para cumprir este objetivo, adotamos uma orientação teórico-metodológica que se pauta nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012, 2006 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009), nas Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2007) e na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), para os quais o agir e a linguagem exercem um papel fundamental no desenvolvimento humano. Dentre os resultados obtidos, interpretamos que a prática do ES é de extrema valia para os estagiários iniciantes, os quais estão se apropriando do gênero da atividade e constituindo sua identidade profissional, para que possam conhecer de perto a realidade das escolas, onde poderão atuar futuramente, e refletir criticamente sobre os recursos utilizados, sobre as necessárias renormalizações e até sobre o profissional que não deseja ser. Quanto à ordem linguística, constatamos que houve o uso de modalidades pragmáticas, apreciativas e deônticas aliadas à categoria do agir finalidades.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31275
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