Observação e atuação reflexiva no estágio supervisionado de língua inglesa: somente refletir não basta

Rosi Ana Gregis, Hilaine Gregis

Resumo


Considerado o componente mais prático dos cursos de licenciatura, o estágio curricular carece de discussões teóricas e pesquisas que nos façam refletir sobre as práticas e os saberes docentes. Este artigo tem a finalidade de trazer observações de acadêmicos de Letras sobre aulas de língua inglesa no ensino básico, no período que realizam seu estágio supervisionado. Para complementar essas respostas, apresentamos a visão de professores sobre sua atuação e expectativas de aperfeiçoamento profissional.  Nosso propósito neste trabalho também é repensar o papel do estágio nos cursos de Letras. A pesquisa é primordialmente qualitativa e dois questionários foram respondidos por alunos da disciplina de Estágio e por professores de Língua Inglesa do Ensino Básico no Rio Grande do Sul. A base teórica para esta pesquisa advém principalmente dos estudos de Hopkins (1985), Pimenta e Lima (2004), Pimenta e Ghedin (2012), Libâneo et al. (2012), Martinez (2009) e Richards e Rodgers (2001). Os resultados mostram que tanto os acadêmicos como os professores se preocupam sobre a importância do estágio supervisionado e sobre a necessidade de uma formação contínua dos professores. Esses sujeitos também estão conscientes da necessidade de se aliar as práticas pedagógicas a teorias bem alicerçadas. Sem dúvida, as práticas educativas no ensino de línguas precisam ir além da mera reflexão.


Palavras-chave


Estágio supervisionado. Língua inglesa. Ensino básico.­

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31270

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