Letramento acadêmico e formação docente: Reflexões sobre estágio em um curso de licenciatura em Letras

Neiva Maria Jung, Giselli Cristina Claro Rampazzo, Rosângela Aparecida Alves

Resumo


Formação docente é um tema de constante reflexão para nós, professores formadores, por reconhecermos que, na universidade, muitas vezes, disciplinas de Estágio ficam ainda muito ou completamente desarticuladas da maioria das demais disciplinas dos cursos de Letras e que, na Educação Básica, continua sendo reafirmada uma visão em torno de “não” se aprender inglês na escola pública. São políticas linguísticas que produzimos e/ou reproduzimos e que têm implicações na aprendizagem de línguas. Considerando assim a necessidade de reflexões, em Linguística Aplicada, sobre cursos de licenciatura que formam professores na área da linguagem, este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio de regência em Língua Inglesa, de alunos de um 5 º ano do curso de Letras licenciatura dupla (Português/Inglês). Serão analisados dados de aula desses alunos com professoras formadoras, uma carta produzida pela turma e respostas dos alunos a um questionário. Pautar-nos-emos nas concepções dos Estudos do Letramento, tendo como foco principal o letramento acadêmico e sua articulação com a formação docente. Em termos de resultados, reconhecemos que os alunos têm dificuldade de compreender as práticas de estágio, como observação, preparo das aulas e apresentação de relatório, em termos de letramento acadêmico. 


Palavras-chave


Formação docente. Letramento acadêmico. Estágio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31266

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