Compreensão auditiva em língua italiana na UFC

Rafael Ferreira da SILVA, Francineudo Duarte PINHEIRO JÚNIOR, Paulo André Lucena ALVES

Resumo


A compreensão auditiva, no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, teve seu crescimento a partir do movimento comunicativo com o qua lse passou a enfatizá-la como habilidade a ser trabalhada, considerando documentos oralmente autênticos e não resultantes da oralização de leituras como nos métodos direto e audiovisual em que a prioridade era dada à gramática e à escrita. Baseando-se nessa hipótese, a Unidade Curricular de Italiano do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará decidiu oferecer um curso que focasse tal habilidade, que contemplasse a língua viva, falada de italianos para italianos, sem preocupação didática. Foi utilizado o livro Primo Ascolto e, como material extra, foram trabalhados vídeos da internet, músicas e outras atividades lúdicas, de interesse dos alunos, a fim de complementar-lhes as atividades de áudio e motivá-los em seus estudos relativos à língua e à cultura italiana.

Palavras-chave


Compreensão auditiva; Língua italiana LE; TIC.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.1.1.1.152-162

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.