Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual

Francisco Wellington Borges Gomes, Ana Paula de Oliveira Silva

Resumo


Multimodalidade é a integração de dois ou mais sistemas semióticos na construção dos sentidos dos textos.  Com a popularização das mídias digitais, como a internet, textos multimodais estão cada vez mais presentes no dia a dia de leitores provenientes dos mais diversos contextos sociais, servindo como instrumentos de persuasão, seja para o consumo de bens, serviços ou ideologias. O presente artigo busca analisar as estratégias utilizadas pela publicidade audiovisual, naturalmente multimodal, para induzir seus leitores ao consumo. Para isso, apresentamos um olhar sobre a propaganda “O que faz você feliz?”, do supermercado Pão de Açúcar, divulgada tanto na TV quanto na internet.  Como suporte teórico, utilizamos a Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010) e a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996), que estabelecem categorias de análise de textos multimodais visuais. Os resultados da análise mostram que a peça publicitária em tela utiliza uma mescla de elementos dos videoclipes e outros recursos multimodais para construir sentidos que levam os leitores a consumir as ideologias e os comportamentos veiculados pelo comercial, tal como a ideia de que a felicidade pode ser encontrada na rede de supermercados.


Palavras-chave


Multimodalidade. Propaganda. Videoclipe.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21158

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