Atividades de retextualização do gênero receita médica em contextos de comunicação médico-paciente

Francisco Renato Lima

Resumo


Neste estudo, que tem como foco a comunicação entre médicos e pacientes em contextos de consulta médica, analisa-se atividades de retextualização utilizadas por pacientes no processo de (re)leituras do gênero discursivo receita médica. Parte-se do seguinte questionamento: Quais as formas ou estratégias de retextualização que pacientes utilizam para a compreensão da receita médica? Do ponto de vista metodológico, constitui-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado através do método bibliográfico, apoiado na concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2011 [1979]); bem como Marcuschi (2010a [2001]), ao tratar de retextualização; e Adam (1992), Bronckart (2008/2012) e Dolz e Schneuwly (2004), sobre gêneros discursivos. E também, pesquisa de campo, realizada em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde foi feito o registro das receitas médicas que compõem o corpus apresentado neste estudo. As análises orientam algumas conclusões: i) as estratégias e/ou mecanismos de retextualização das receitas médicas que os pacientes se envolvem, constituem um continuum ideológico de organização das modalidades de uso da língua (oral ou escrita), mediada pelos gêneros textuais; e ii) a compreensão, que engloba todo o processo, tanto durante a consulta, como fora dela, acontece, portanto, por meio de práticas interativas e dialógicas, nas quais os letramentos sociais de cada sujeito lhes possibilitam uma ressignificação dos papéis e práticas sociais no mundo.


Palavras-chave


Comunicação médico-paciente. Gêneros textuais. Retextualização.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAM, Jean-Michel. Les textes: types et prototipes – récit, description, argumentation, explication et dialogue. Paris: Nathan Université, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. [1979].

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012.

______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 35-60.

LIMA, Francisco Renato. Letramentos em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente. 254 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.

LIMA, Francisco Renato; MOURA, João Benvindo de. O fato narrado e o vivido: discurso, argumentação e letramento no filme ‘Narradores de Javé’. In: MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de; SOUSA, Raimundo Isídio de. (Orgs.). Linguagem, contemporaneidade e ensino. São Paulo: Max Limonad, 2016. p. 125-142.

LIMA, Francisco Renato. A compreensão na comunicação entre médicos e pacientes: um estudo em contextos de letramentos. In: BRITO, Djane de Oliveira; LIMA, Francisco Renato (Orgs.). Escritos sobre linguagem, discurso e interação. Teresina: EDUFPI, 2017. p. 33-58.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010a. [2001].

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010b. p. 19-38.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011. p. 17-31.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV: Língua, Linguística e Literatura, v. 1, n. 1, João Pessoa, out./2003, p. 1-34.

RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 60, p. 144-158, dez/97. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2015.

STREET, Brian V. Literacy in theory and pratice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21128

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.