O Programa de Extensão TEIA (Tecnologia, Ensino, Informação e Arte) Entrepalavras, que abriga a Revista Entrepalavras e o Laboratório de Estudos em Linguística-LABEL, abre, de 10 a 23 de abril, inscrições para interessados em atuar como voluntários no Programa.grupo todo

O Programa TEIA, cuja essência é a integração de ensino, pesquisa e extensão, tem contribuído, desde 2012, para a formação interdisciplinar dos envolvidos, ao congregar várias ações extensionistas, na área de mídias (produção de vídeos de divulgação, de sites, das aulas em html, da revista eletrônica, de notícias publicadas no site (www.entrepalavras.ufc.br), produção de CD e de livro do Sarau Entrepalavras); de línguas estrangeiras (tradução e revisão); e de artes (exposição de fotografias e pinturas e oficinas). Na área de pesquisa, o Programa agregou ano passado mais uma ação: a criação de um laboratório de pesquisa em linguística (Label), que tem funcionado como elo entre graduação, pós-graduação e comunidade, uma vez que prepara o aluno para a pesquisa científica, ao mesmo tempo em que oferta, à comunidade, em especial, professores e alunos da rede pública básica, recursos online como jogos, vídeos e corpora, elaborados ou coletados pelos integrantes do laboratório.

Para 2017, estão previstas várias ações, entre outras: (1) produção da revista Entrepalavras; (2) produção de material do curso de formação de revisores; (3) produção de e-book das palestras do Label (Ciclo de Palestras); (4) promoção do Ciclo de Palestras (evento aberto à comunidade sobre epistemologia linguística: um encontro por mês); (5) tradução e revisão de textos do website do Programa, para ampliar o alcance internacional; (6) ofertas de cursos e oficinas voltados à análise de corpora orais e escritos; (7) criação de jogos educativos de língua portuguesa para serem aplicados na rede básica de ensino e disponibilizados online; (8) produção de vídeos de divulgação científica (a linguagem no cotidiano).

Para atuar, como voluntário da TEIA, o candidato deve ter interesse em aprender coisas novas; disponibilidade de 4h a 8h semanais; facilidade em lidar com a tecnologia e em trabalhar em equipe; e interesse em atuar em design, produção e análise de textos, marketing social, diagramação, divulgação, pesquisa de mercado, organização de eventos. oficina1

O programa oferece ao voluntário oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de novas habilidades ligadas à comunicação, à tecnologia, à arte e à linguagem; participação em oficinas exclusivas voltadas à capacitação profissional; certificado de participação, válido como atividades complementares (120h anuais) e incentivo à participação em eventos acadêmicos.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico das 8h do dia 10 de abril até às 23h59 minutos do dia 23 de abril de 2017. Caso o candidato tenha portfólio em PDF, poderá imprimi-lo e levar no dia da entrevista, ou poderá indicar o link (se for online) ou anexá-lo ao formulário eletrônico, no espaço indicado para tal. A seleção será feita por análise de histórico escolar (inserir no formulário), entrevista e portfólio (opcional). As inscrições não são restritas a alunos da UFC. Qualquer membro da comunidade interessado em atuar no Programa poderá se inscrever como voluntário.oficina2

Seleção de Voluntários da TEIA

Período de inscrições: 10 a 23 de abril de 2017
Funções: diagramador; analista de plágio; designer; analista de mídias sociais; colunista; promoter.
Meio: formulário eletrônico
Seleção: histórico escolar, entrevista e portfólio (se tiver: enviado eletronicamente ou trazido impresso na entrevista).
Data da seleção: 27 de abril, às 9h
Local: Revista Entrepalavras - Departamento de Letras Vernáculas (av. da Universidade, 2683 - Bloco Azul, 1º andar)

botao inscricao