Início Política Editorial

Entrepalavras - Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC aceita trabalhos inéditos produzidos por doutores, mestres, graduados, estudantes de graduação e pós-graduação, na forma de artigos originais, resenhas e traduções de interesse da área de Linguística, de caráter teórico ou aplicado, em subáreas como Teoria e Análise Linguística, Linguística Aplicada, Linguística Histórica, Sociolinguística e Dialetologia, Linguística Textual, Análise do Discurso, Semiótica Discursiva, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem, Linguística Cognitiva, Lexicografia e Lexicologia, Semântica, Pragmática. Serão aceitos trabalhos apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em Anais.

Os trabalhos serão avaliados, anonimamente, por dois membros do Conselho Consultivo, que poderão sugerir ao autor modificações. Em casos de extrema discrepância entre os dois pareceres, será solicitada uma terceira opinião. Depois da análise, os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.

Apenas os textos aprovados por dois pareceristas serão encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, sejam atendidas pelo autor e que os prazos para envio sejam respeitados. 

Aqueles que não se enquadrarem nas normas da revista serão recusados. A avaliação de ineditismo ocorrerá em dois momentos: na submissão, antes de serem encaminhados aos pareceristas e logo antes da publicação no volume. Não será admitido plágio, ainda que parcial. Quanto ao autoplágio, a revista admite repetições de até 30% de conteúdo teórico de outros artigos de mesma autoria (não será admitida repetição de objetivos, resultados e conclusões, ainda que respeite o limite percentual); recortes de monografias de conclusão de curso, dissertações e teses do mesmo autor, devidamente adaptados ao gênero artigo. Serão aceitos ainda trabalhos apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em Anais e seja mencionada a apresentação prévia. Os trabalhos que não atenderem a esse requisito serão recusados em qualquer das fases. Para saber mais sobre essa questão, leia a Cartilha do Plágio Acadêmico da UFF.

Os dados e conceitos emitidos, bem como a exatidão das referências são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ficam concedidos à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados.

Entrepalavras não cobra taxa de processamento de artigos (submissão, avaliação e publicação) aos autores e permite livre acesso a todo o conteúdo das edições aos leitores.

PASSO A PASSO DO PROCESSO EDITORIAL

Fase 1: Desk Review: os editores ou especialistas convidados fazem uma análise inicial dos trabalhos quanto à adequação à política editorial e ao gênero. Se o trabalho estiver fora do escopo da revista ou inadequado ao gênero, será rejeitado e o autor, comunicado.

Fase 2: Avaliação do Ineditismo 1: os trabalhos são avaliados quanto ao ineditismo por meio de um software antiplágio e por análise manual. Apenas os trabalhos que passarem nessa fase, serão encaminhados para os pareceristas. Se o trabalho não for inédito, será rejeitado e o autor, comunicado.

Fase 3: Avaliação Por Pares Cega (peer review double blind): os trabalhos são encaminhados a dois ou mais membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad hoc, que avaliarão, entre outros aspectos técnico-científicos: (a) adequação ténico-científica da linguagem e da estrutura do trabalho; (b) coerência e consistência teóricas; (c) clareza na enunciação dos objetivos, dos conceitos e procedimentos metodológicos; (d) relevância do tema e da abordagem.

Fase 4: Decisão Editorial: os editores informam ao autor, com base nos pareceres dos especialistas, o resultado na análise, que pode ser: (a) aprovado com alterações; (b) aprovado sem alterações; (c) reprovado. O autor é comunicado do resultado e, no caso da primeira situação, terá um prazo para proceder às modificações sugeridas e reenviar a segunda versão do seu trabalho. 

Fase 5: Revisão: os trabalhos são revisados, pela equipe de revisores, quanto: (a) ao atendimento às recomendações dos pareceristas; (b) a aspectos linguísticos e formais (convenções da escrita, gramática, texto). Nesta fase, se o autor não seguiu as recomendações solicitadas, o trabalho pode ser rejeitado. Também nessa fase, o autor pode ser convocado a avaliar a versão revisada e fazer alguns ajustes.

Fase 6: Avaliação do Ineditismo 2: os trabalhos são novamente avaliados quanto ao ineditismo por meio de software. Se detectado que foi publicado neste período, é rejeitado e o autor, comunicado.

Fase 7: Publicação ahead of print: os trabalhos aprovados e revisados são publicados individualmente na modalidade ahead of print, antes da composição do volume. Embora não recebam paginação nem número DOI, já podem ser divulgados pois a URL se mantém.

Fase 8: Diagramação: os trabalhos são diagramados conforme o layout do periódico, recebem paginação e número DOI, como parte de um volume e número.

Fase 9: PublicaçãoOs trabalhos são publicados integralmente em formato PDF sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0ficam disponíveis para acesso e cópia gratuita no site. 

 

 
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