Um dos grandes pesquisadores da área de Filologia, Prof. José Alves Fernandes, faleceu nessa quinta-feira, 17/05/12, por volta das 18h. Seu corpo foi velado e sepultado ontem no Cemitério Parque da Paz.

José Alves Fernandes era professor aposentado pelo Departamento de Letras Vernáculas da UFC e pela UECE. Membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Língua Portuguesa, é autor do Dicionário Cronológico da Língua Portuguesa e do Dicionário de formas e construções opcionais da língua portuguesa, além de ter prestado colaboração ao Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e ao Atlas Linguístico do Estado do Ceará.

A Revista Entrepalavras presta seus pêsames ao estudioso cujos trabalhos são de grande valia para nossa área.

Para informações acerca do professor José Alves Fernandes, confira abaixo entrevistas e notas divulgadas pela imprensa local, pela Universidade e por linguistas:

Entrevista do professor José Alves Fernandes ao Jornal O Povo.
Notícia do falecimento divulgada pela Universidade Federal do Ceará.
Nota do Jornal Diário do Nordeste