Início Apresentação História do projeto

Entrepalavras nasceu como parte da avaliação da disciplina Linguística: Funcionalismo, ofertada em 2010.1. O projeto de publicar uma revista com trabalhos elaborados por graduandos nas diversas disciplinas é, no entanto, mais antigo. Remonta ao início dos anos 90, mas esbarrava na dificuldade de impressão e distribuição.

Graças à tecnologia, essa dificuldade foi superada e a boa experiência na disciplina, quando uma turma toda se envolveu na revisão, edição e produção de uma revista eletrônica, encorajou a formalização de uma revista eletrônica voltada à graduação em Letras. O projeto foi institucionalizado em março/2011 e o lançamento do site oficial da revista se deu em maio/2011.

O registro de ISSN ocorreu logo após publicação do 1º número, em outubro de 2011. A revista contava, em sua equipe editorial inicial, com professores e alunos do Curso de Letras da Universidade Federal e da Universidade Estadual do Ceará. O Conselho Consultivo foi ampliado paulatinamente com a inclusão de docentes de outras universidades do Brasil e do exterior.

Para conferir as edições da revista eletrônica produzidas como parte da avaliação da disciplina, acesse Cadernos de Estudos Linguísticos. Esta publicação continuará ativa como parte da avaliação da disciplina Linguística: Funcionalismo. Nela serão publicados artigos que apresentam os resultados de pesquisas empíricas de fenômenos linguísticos em abordagens funcionalistas. Trata-se, todavia, de uma espécie de laboratório, em que há uma pré-publicação. Os autores dos bons trabalhos são aconselhados a enviarem para revistas que publicam trabalhos de graduandos.