O dicionário como ferramenta para o ensino de argumentação
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1. | Título | Título do documento | O dicionário como ferramenta para o ensino de argumentação |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Christian Plantin; Université Lumière Lyon 2; França |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Rubens Damasceno-Morais; Universidade Federal de Goiás - UFG; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Argumentação. Dicionário de noções. Vocabulário. Interação argumentativa. |
4. | Descrição | Resumo | Este artigo busca apresentar a gênese e metodologia de elaboração de um dicionário de noções (PLANTIN, 2016) e, ainda, trazer à luz os fundamentos, processo de elaboração do dicionário, inédito, específico dos estudos em argumentação e retórica. Ao desnudar o conjunto teórico que compõe o material (Nova retórica, Lógica substancial, Teoria da argumentação na língua, Lógica natural, Teoria das falácias, Lógica informal, Teoria Pragmadialética, o estudo da argumentação nas interações verbais, entre outros), o objetivo deste artigo é apresentar as funcionalidades de um dicionário-instrumento, especializado, para o ensino da argumentação, sobretudo em níveis academicamente mais avançados, como graduação, pós-graduação e pesquisas em geral e que tenham pelo vasto e complexo campo da argumentação algum tipo de interesse. Este artigo tem, assim, o propósito de discutir a importância do uso de dicionários em sala de aula, sua utilidade para a aprendizagem da argumentação e para prática da leitura e escrita críticas. Apresentam-se, ainda, princípios e critérios que nortearam a elaboração do vocabulário, além de se discutir a argumentação como atividade linguageira; o modo como os verbetes são organicamente integrados ao conjunto do livro; a importância da interação argumentativa; a situação argumentativa como eixo norteador de toda a obra; a argumentação como atividade intersubjetiva (epistêmica, afetiva e emocional) e, ainda, a argumentação como atividade crítica. O artigo apresenta, enfim, o percurso de elaboração do texto original, que já conta com a versão em português em processo de elaboração e tradução, além da versão para o espanhol. |
5. | Editora | Editora, localização | Universidade Federal do Ceará |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 09-06-2021 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Artigo Avaliado pelos Pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador de Recurso Uniforme (URI) | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2102 |
10. | Identificador | Digital Object Identifier (DOI) | http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2102 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões |
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