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O dicionário como ferramenta para o ensino de argumentação


 
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1. Título Título do documento O dicionário como ferramenta para o ensino de argumentação
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Christian Plantin; Université Lumière Lyon 2; França
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Rubens Damasceno-Morais; Universidade Federal de Goiás - UFG; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Argumentação. Dicionário de noções. Vocabulário. Interação argumentativa.
 
4. Descrição Resumo

Este artigo busca apresentar a gênese e metodologia de elaboração de um dicionário de noções (PLANTIN, 2016) e, ainda, trazer à luz os fundamentos, processo de elaboração do dicionário, inédito, específico dos estudos em argumentação e retórica. Ao desnudar o conjunto teórico que compõe o material (Nova retórica, Lógica substancial, Teoria da argumentação na língua, Lógica natural, Teoria das falácias, Lógica informal, Teoria Pragmadialética, o estudo da argumentação nas interações verbais, entre outros), o objetivo deste artigo é apresentar as funcionalidades de um dicionário-instrumento, especializado, para o ensino da argumentação, sobretudo em níveis academicamente mais avançados, como graduação, pós-graduação e pesquisas em geral e que tenham pelo vasto e complexo campo da argumentação algum tipo de interesse. Este artigo tem, assim, o propósito de discutir a importância do uso de dicionários em sala de aula, sua utilidade para a aprendizagem da argumentação e para prática da leitura e escrita críticas. Apresentam-se, ainda, princípios e critérios que nortearam a elaboração do vocabulário, além de se discutir a argumentação como atividade linguageira; o modo como os verbetes são organicamente integrados ao conjunto do livro; a importância da interação argumentativa; a situação argumentativa como eixo norteador de toda a obra; a argumentação como atividade intersubjetiva (epistêmica, afetiva e emocional) e, ainda, a argumentação como atividade crítica. O artigo apresenta, enfim, o percurso de elaboração do texto original, que já conta com a versão em português em processo de elaboração e tradução, além da versão para o espanhol.

 
5. Editora Editora, localização Universidade Federal do Ceará
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 09-06-2021
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2102
 
10. Identificador Digital Object Identifier (DOI) http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2102
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2021 Entrepalavras