Início Noticias Número especial da Entrepalavras homenageia Prof. Paulo

Entrepalavras publicará, no primeiro semestre de 2019, número especial em homenagem ao Prof. Dr. Paulo Mosânio Teixeira Duarte, professor titular de Língua Portuguesa da UFC e membro fundador do Conselho Consultivo da Entrepalavras, falecido em abril de 2018. A edição será organizada por Júlio Araújo e Maria Claudete Lima e será composta de artigos que abordem descrição, semântica e estilística do português e de contribuições dos palestrantes do Seminários Linguísticos (Selin), em 2018.2, evento também dedicado ao professor Paulo. A edição contará ainda com uma seção livre em que serão publicados textos escritos para o homenageado (poemas, crônicas, cartas).

paulo chamadasO Prof. Dr. Paulo Mosânio (foto) graduou-se em Letras (UFC), em 1982. Defendeu a dissertação de mestrado (UFMG) "A parassíntese em português:aspectos sincrônicos e diacrônicos", em 1990 e a tese de Doutorado (UNESP) "A formação de palavras em português com prefixos latinos e vernáculos", em 1995. Em 1999, aos 40 anos, obteve o título de Professor Titular de Língua Portuguesa, com a tese: "Elementos para uma morfologia do português-em torno da noção de radical". Professor da Universidade Federal do Ceará desde 1985, Paulo Mosânio dedicava-se à pesquisa na área de morfologia e morfossintaxe, tanto na visão sincrônica como diacrônica. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa, seu interesse pelo estudo da língua não se limitava a essas áreas. Sempre teve particular interesse pela semântica e a estilística que lhe renderam várias obras.

As chamadas seguem abertas até 30 de janeiro e a publicação está prevista para o primeiro semestre de 2019. Sugere-se que as submissões dialoguem com as obras (livros e/ou artigos) do homenageado.

Sobre Paulo Mosânio Teixeira Duarte 

Notícia do Portal da UFC (2018)

E ele esteve no meio de nós (crônica de Francisco Luciano Gonçalves, 2018)

Brevíssima bibliografia de Paulo Mosânio Teixeira Duarte

A função poética e a gramática da poesia (1998)

Contribuição para o estudo do pseudoprefixo em português (1999)

A seleção lexical em Mulheres de Atenas (1999)

Elementos para um estudo da paráfrase (2003)

A voz média em português: seu estatuto (2005)

A deriva semântica de termos ligados a destino (2012)

Outras contribuições de Paulo Mosânio

Os segredos e as revelações do estilo (matéria do Jornal Diário do Nordeste, 2013)

A criação da persona poética de Cícero de Almeida (Prefácio, 2015)

Serviço

ENTREPALAVRAS número especial

Estudos em homenagem a Paulo Mosânio Teixeira Duarte

Tema: estilística e descrição do português em abordagem sincrônica ou diacrônica. 

Cronograma

Submissões: até 30 de janeiro de 2019

Publicação: 1º semestre de 2019

 
Español (es)

Online

Tenemos 254 invitados conectado