chimp LANesta sexta, 5 de outubro, o Laboratório de Estudos em Linguística (LABEL) promove uma discussão sobre a área de pesquisa Linguística Aplicada (LA). A atividade faz parte da série de palestras realizadas pelo LABEL sobre as linhas de pesquisas abrigadas na Linguística. Nos últimos anos, a Linguística Aplicada ganhou tal alcance que estudiosos que não atuam na área e pesquisadores iniciantes não conseguem vislumbrar seus limites. O objetivo desta roda de conversa, que acontecerá no Auditório José Albano, a partir das 17 horas, é possibilitar que os participantes tenham uma boa noção dos limites e do alcance da LA. Para tanto, foram convidados seis pesquisadores de diferentes subáreas da LA.

ANDREA pb

Andreia Turolo (Ensino de Língua Estrangeira, UFC)

É professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da UFC, Atua no ensino e na pesquisa em linguística aplicada com foco no ensino/aprendizagem de línguas mediado por tecnologias e na formação de professores de línguas. Fez doutorado em Linguística pela UFC, com estágio sanduíche na University of Leicester - UK. É membro do grupo de pesquisa HIPERGED e coordena o grupo de estudos e pesquisa GEECALL. Atualmente é coordenadora do curso de Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas e coordenadora pedagógica do NucLi do Inglês sem Fronteiras da UFC.

diana1

Diana Fortier (Tradução, UFC)

Tem doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora de Língua Inglesa no Curso de Letras-Inglês da UFC e  professora-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução/POET-UFC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa para estrangeiros, uso de novas tecnologias de ensino, formação de professores de Língua Inglesa, terminologia/terminografia e tradução técnica. Atua ainda como tradutora juramentada habilitada pela Junta Comercial do Estado do Ceará e como coordenadora do Nucli-UFC do Programa Idiomas Sem Fronteiras - MEC e do Projeto LETRARE - Laboratório de Tradução, Revisão e Edição de Textos Acadêmicos da UFC.

eulalia PB

Eulália Fraga Leurquin (Pesquisa etnográfica, UFC)

Tem Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e Université de Genève. É professora associado III da Universidade Federal do Ceará. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas e é líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Atua em pesquisa sobre o agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos.

Glória Tavares (Tradução/Cognição. UFC)

É professora Associada do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT/UFC), coordenadora da Licenciatura em Letras Inglês a distância da UFC/Instituto UFC Virtual e membro permanente da Pós-Graduação em Estudos da Tradução-POET. Tem doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Auckland, NZ. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos cognitivos da produção oral em L2, memória de trabalho, abordagem baseada em tarefas (task-based approach), ambientes virtuais de aprendizagem de L2, formação de professores, aspectos cognitivos da tradução e interpretação em LIBRAS. Atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa "TRADUÇÃO, COGNIÇÃO E LINGUISTICA".

gloria-tavares PB

Maria Eduarda Gonçalves (Análise Crítica do Discurso, UECE)

Graduação em Letras: Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui atuação profissional no magistério do ensino superior em faculdades e universidade pública. Desenvolve e publica trabalhos nas áreas de Análise do Discurso e Linguística Textual, com ênfase em questões de texto e ideologia.

MARIA EDUARDA

Valdinar Custódio Filho (Ensino de língua materna/texto, UECE)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Mestre (2006) e doutor (2011) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É professor adjunto I do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará (2016 em diante). Atualmente, coordenador do Profletras da UECE. Produtor de material didático para o ensino fundamental, tem experiência nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas e Linguística Textual.

valdinar PB

As inscrições são gratuitas e via formulário o inscrito poderá enviar perguntas aos convidados. O evento concederá certificado aos inscritos, mas a participação da roda de conversa é aberta a qualquer interessado. A conversa iniciará às 17h e se estenderá até 20h.

RODA DE CONVERSA: OS LIMITES E O ALCANCE DA LINGUÍSTICA APLICADA

Quando: 5 de outubro de 2018 (sexta)

Local: Auditório José Albano

Inscrições: LA LABEL