cartaz site

(ATUALIZADA EM 27/09/2018)

No próximo dia 28 (sexta), o Laboratório de Estudos em Linguística-LABEL continuará a série de palestras sobre metodologia da pesquisa linguística. Com o título "A transposição do sentido metodologicamente orientada", o tema desse 3.º encontro serão os métodos de pesquisa na área de Práticas Discursivas. Para falar sobre as técnicas e métodos de abordagem do estudo do texto e do discurso, foram convidados os professores Américo Saraiva e Júlio Araújo, ambos professores da Universidade Federal do Ceará, ligados ao Departamento de Letras Vernáculas e Programa de Pós-Graduação em Linguística e pesquisadores da linha de pesquisa Práticas Discursivas.

americo2

O Prof. Américo Saraiva, pós-doutor em Semiótica pela Université de Limoges- França, coordena o Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE), é editor da revista Estudos Semióticos (USP) e faz parte da comissão editorial das revistas CASA-Cadernos de Semiótica Aplicada (Unesp-Araraquara) e Entrepalavras (UFC). É autor dos livros A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade: um estudo semiótico das canções do Pessoal do Ceará (2012), A trama poética em Caetano Veloso (2014) e Exercícios de Semiótica Discursiva (2016), este em colaboração com Ricardo Lopes Leite. Tem experiência nas áreas de Linguística e Semiótica, com ênfase em Teorias Linguísticas, Semiótica Discursiva, Semiótica da Canção e Análise do Discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: sujeito, identidade, discurso e interdiscurso (texto adaptado do Lattes).

julio4

O Prof. Júlio Araújo, pós-doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG, coordena o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL/UFC). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos (texto adaptado do Lattes). É autor de vários livros que exploram a relação linguagem/tecnologia/educação, entre eles: "Gêneros Textuais e Comunidades Discursivas" (2009), "Línguas na Web: links entre ensino e aprendizagem" (2010), "Redes Sociais e ensino de línguas: o que temos a aprender?" (2016), "A escrita em espaços institucionais: da escola à universidade" (2018).

Por imprevistos em um compromisso de trabalho, o Prof. Júlio Araújo não poderá participar da conversa desta sexta (28). A participação do Prof. Américo Saraiva está confirmada (atualização).

ENCONTRO DO LABEL

Quando: 28 de setembro de 2018 (sexta)

Local: sala 10 do bloco de Letras Noturno (Bloco da Lanchonete Aroma)