aqui labelNesta sexta (14), o Laboratório de Estudos em Linguística - LABEL discutirá os métodos e temas da pesquisa em Aquisição da Linguagem. A palestrante será a Profa. Camila Sousa, membro do LABEL e do Grupo de Pesquisa GRÃO (Gramática, Aquisição e Cognição), que desenvolve pesquisas na área de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem numa abordagem sistêmico-funcional, desde 2011. Camila é professora de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará e doutoranda em Linguística na Universidade Federal do Ceará, sob orientação da Profa. Ana Célia Clementino Moura.

A palestra tratará dos métodos de abordagem, dos métodos de procedimentos e das etapas comuns à pesquisa na área de Aquisição da Linguagem, destacando os riscos a que o pesquisador da área está exposto. O objetivo é oferecer uma noção geral sobre os métodos e temas nesta linha de pesquisa, como já foi feito semestre passado em relação à área de Teoria, Análise e Descrição Linguística.

camila

O LABEL é um projeto de extensão cujo objetivo é oferecer um espaço de vivência e formação em pesquisa aos participantes. Este ano, o grupo está centrado em munir os membros com conhecimentos a respeito de metodologia de pesquisa linguística em quatro linhas de pesquisa: (1) Teoria, Análise e Descrição Linguística; (2) Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem; (3) Práticas Discursivas e (4) Linguística Aplicada.

Além das reuniões gerais, que ocorrem quinzenalmente, na sala do bloco de Letras Noturno (CH1, Benfica), de 17h30 às 19h30, os membros, individualmente ou em grupos, desenvolvem pesquisas, para as quais recebe orientações em reuniões de pequenos grupos interessados numa mesma linha ou abordagem de pesquisa, em horários definidos pelos participantes. Aspesquisas são apresentadas no grupo e podem resultar em projetos, artigos publicados e/ou resumos de eventos.

Estão previstas ainda para este ano um curso de Introdução à Estatística para Linguistas e uma Oficina de Jogos de Tabuleiros como recurso didático.

O LABEL é aberto a qualquer interessado no estudo da linguagem e oferece certificado de participação aos membros assíduos.

ENCONTRO DO LABEL

Quando: 14 de setembro de 2018 (sexta)

Local: sala 10 do bloco de Letras Noturno (Bloco da Lanchonete Aroma)

Inscrições: