Entrepalavras abre chamadas para a 17a edição, nº 1, volume 9, 2019.1, dedicado às Práticas Discursivas. O volume terá como tema específico "A argumentação nas práticas sociais".

O número temático será publicado em abril de 2019 e tem como editores convidados os professores Eduardo Lopes Piris (UESC), Rosalice Pinto (CLUNL) e Gilton Sampaio (UERN)

Os artigos podem submetidos até dia 15 de outubro de 2018, no SEER-EP: www.entrepalavras.ufc.br/revista.

Ementa: Distintamente da ideia de demonstração construída por meio de raciocínio lógico, marcada pela atemporalidade e universalidade de esquemas, tipologias e modelos abstratos, a argumentação está presente em distintas práticas sociais mediadas pela linguagem. De fato, como propõem pesquisas atuais na área, a argumentação é socialmente instanciada, caracterizando-se por sua multidimensionalidade dinâmica, tendo os fenômenos argumentativos dimensões cognitiva, linguística, interativa, afetiva, filosófica, lógica, retórica, social, cultural, histórica, ideológica, textual e discursiva. Dessa maneira, com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade aos estudos argumentativos, que consagram diversas áreas do conhecimento, convidamos docentes e pesquisadores que desenvolvam a temática a contribuir com trabalhos que discutam a natureza e as especificidades da argumentação nas práticas diversas: a política, a religiosa, a jurídica, a pedagógica, a midiática etc. De forma a que seja possível contribuir para uma reflexão teórica e prática sobre os estudos atuais que vêm sendo desenvolvidos no Brasil e no exterior, os artigos devem apresentar, além de contribuições teóricas, resultados de pesquisa já obtidos ou em andamento sobre o tema.

Editores convidados

eduardo.lopes pirisO Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (à esquerda) é docente do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde coordena o Programa de Divulgação de Estudos sobre Discurso e Argumentação (ProEDA) e o Grupo de Pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD). Atualmente, é o coordenador do GT Argumentação da ANPOLL, que abrange duas linhas de pesquisa, a saber, “Argumentação no discurso e no texto” (linha 1) e “Argumentação e Ensino” (linha 2). É ainda coeditor da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguagens e Representações e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), do qual é vice-coordenador. Desenvolve pesquisa sobre discurso, argumentação e interculturalidade no ensino de português como língua materna e como língua estrangeira, coordenando o projeto de pesquisa "Construção de saberes relativos ao ensino de português como língua materna e como língua estrangeira".

rosalice1A Profa. Dra. Rosalice Pinto (à direita) é pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e do Centro de Investigação sobre Direito & Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa (CEDIS). Participa do Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos-ATD da UFRN e do PROTEXTO (UFC). É membro integrante do projeto financiado pela FCT “Values in Argumentative Discourse“(PTDC/MGC-FIL/0521/2014). Tem experiência docente na área de Linguística, com ênfase no estudo da Argumentação e do Português para fins específicos, sendo docente convidada de instituições nacionais e internacionais.  Tem publicações em revistas internacionais e nacionais no âmbito dos estudos de Argumentação Jurídica, Linguística Textual, Análise do Discurso, Argumentação e Retórica em Contextos Profissionais, Português para fins específicos, Gêneros textuais plurissemióticos. É autora do livro Argumentação em gêneros persuasivos: um estudo contrastivo publicado em 2010 pela Quid Juris.

giltonO Prof. Dr. Gilton Sampaio (à esquerda) é professor de Linguística na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, onde atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL/UERN), Mestrado Acadêmico e Doutorado em Letras; do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Profissional, e do Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional (PROFLETRAS). É membro-fundador e líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e também é membro do Grupo de Pesquisa GEPECT (Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território), ambos com sede na UERN, em Pau dos Ferros, e certificados pelo CNPq. Tem experiência acadêmica com publicações em livros e em artigos em periódicos na área de Linguística, Ensino de Línguas e Estudos do Discurso e do Texto.

Submissão: até 15/10/2018

Publicação: abril de 2019