Estão abertas, de 01 a 06 de feveiro de 2018, as inscrições para seleção de bolsista para o projeto Recursos para o Ensino da Gramática (REGRA), coordenado pela professora Maria Claudete Lima. O projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem das disciplinas de descrição gramatical do Curso de Letras.

O REGRA é um Projeto de Apoio à Graduação, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em conformidade com o edital 50/2017, e à coordenação do Curso de Letras diurno. Para o referido projeto, os alunos podem se inscrever para 01 (uma) vaga de bolsista. Dentre as atribuições do bolsista, o aluno deverá:

a) Ofertar oficinas em que serão aplicados jogos didáticos para revisar conteúdos gramaticais;
b) Produzir jogos e vídeos didáticos voltados ao ensino da descrição e norma gramatical;
c) Identificar as principais dificuldades dos alunos;
d) Avaliar os resultados da aplicação dos jogos e dos vídeos.

Podem concorrer à vaga somente alunos que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais da UFC, permanecendo com, no mínimo, 12 (doze) horas semanais em componentes curriculares durante a vigência da bolsa, inclusive no segundo semestre do ano de 2018, sob pena de desligamento do Programa. Os alunos devem ainda estar cursando, no mínimo, o segundo semestre e, no máximo, o penúltimo.

A seleção ocorrerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, na sala 01, térreo do Departamento de Letras Vernáculas (bloco azul), na Área 1 do Centro de Humanidades.

O processo seletivo será realizado em 3 (três) etapas, conforme disposto a seguir:

a) Avaliação escrita (eliminatória): 5 questões de múltipla escolha das quais somente uma é
correta e e 5 questões discursivas, valendo cada uma 2 pontos;
b) Entrevista (eliminatória);
c) Análise do histórico escolar (classificatória).

A avaliação teórico-prática acontecerá no dia 7 de fevereiro de 2018, das 9h às 12h (horário de Fortaleza), e contemplará o seguinte conteúdo programático:
a) Noção de gramática;
b) Estrutura, formação e classificação dos vocábulos em língua portuguesa: norma, descrição
tradicional e linguística;
c) Análise sintático-semântica da frase em língua portuguesa: norma, descrição tradicional e
linguística;
d) Os parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa;
e) Ensino de gramática: problemas e propostas.

Datas importantes

Inscrições: 01 a 06/02/18
Divulgação dos inscritos e do local da seleção: 06/02/18
Avaliação teórico-prática: 07/02/18