Nesta sexta (24), o terceiro e último bloco do I Ciclo de Palestras do Label discutirá a Transdisciplinaridade em Linguística. A programação inicia-se às 14h, com a conferência A construção do objeto de estudo na pesquisa linguística, ministrada pelo Prof. Dr. Júlio César Araújo (UFC). Às 16h, haverá a mesa-redonda Apontamentos epistemológicos sobre a pesquisa linguística, composta pelo Prof. Dr. Lucineudo Machado (Unilab), a Profa. Dra. Leidiane Tavares (Unilab) e a Profa. Dra. Regina Cláudia Pinheiro (UECE). As inscrições, gratuitas e online, estão abertas até 24 de junho, para quem não se inscreveu anteriormente, já que a inscrição em um dos blocos anteriores é válida para este.

O bloco 3 do I Ciclo de Palestras tem início às 14h e segue até 18h com uma rica programação:

Conferência: A construção do objeto de estudo na pesquisa linguística

julio

Conferencista: Prof. Dr. Júlio César Araújo

Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Mesa-redonda: Apontamos epistemológicos sobre a pesquisa em linguística

lucineudo

Palestra: A noção de interfaces teórico-metodológicas

Palestrante: Prof. Dr. Lucineudo Machado (Unilab)

Professor e pesquisador do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus da Liberdade, em Redenção, no Ceará. Pós-doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também cursou o mestrado e o doutorado em Linguística. Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela UFC. No mestrado, foi bolsista do CNPq e, no doutorado, foi bolsista da CAPES, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com bolsa de pesquisa na Faculdade de Filosofia e Letras (FFL) da Universidade de Buenos Aires (UBA). Atua nas seguintes áreas: Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Análise do Discurso e em ensino de línguas materna e estrangeira na perspectiva dos letramentos múltiplos. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas sobre os seguintes temas: representações sociais, representações de si (ethos), práticas discursivas e letramentos múltiplos. Integra os seguintes grupos de pesquisa: INTERLUSOFONIA (UNILAB), PROTEXTO (UFC), GEPPELE (UFC) e participa como colaborador de outros projetos e grupos de pesquisa em IES brasileiras.

leidiane2

Palestra: A escrita de si no discurso acadêmico

Palestrante: Prof. Dra. Leidiane Tavares (Unilab)

Docente do curso de Letras-Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE), é doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará - UFC e Licenciada em Letras Português - Literatura Vernácula (2007) pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguística e Discurso Autobiográfico (GELDA-UFC) e do Grupo de Estudos em Texto, Discurso e Ensino (TEDE-UNILAB), realiza pesquisa sobre os seguintes temas: discurso autobiográfico, narrativas de si, interação, redes sociais, escrita acadêmica e autoria.

reginaclaudia

Palestra: O conceito de "letramentos"

Palestrante: Profa. Dra. Regina Cláudia Pinheiro (UECE)

Atualmente professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, atuando na área de linguagens, códigos e suas tecnologias no ensino de língua portuguesa, literatura e artes. Atua também como professor de francês para a rede privada e no núcleo de línguas da Universidade Estadual do Ceará. Mantem um blog de produção literária, contendo contos, crônicas e poemas: vozesanaliticas.wordpress.com. Segue com estudos autônomos com enfase na descrição do português, no estudos dos gêneros e dos processos de textualização e na semiótica, mais recentemente.

O evento faz parte das atividades do projeto de extensão Laboratório de Estudos Linguísticos, cujo objetivo é oferecer ao público em geral espaço para vivência e formação em metodologia da pesquisa em linguística. Além do Ciclo, que terá periodicidade semestral, o projeto oferece periodicamente oficinas voltadas à pesquisa em geral e à pesquisa em linguística e promove discussões sobre epistemologia nos encontros do Grupo de Estudos em Epistemologia, que funciona quinzenalmente aos sábados.

GRUPO DE ESTUDOS (Certificado: 24h)

ANDERY, Maria Amália. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 6. ed. São Paulo: EDUC, 1996.

28/05 - 2º encontro (cap. 03-07)
11/06 - 3º encontro (cap. 08-11)
25/06 - 4º encontro (cap. 12-14)
09/07 - 5º encontro (cap. 15-18)